O secretário de Turismo de Timbé do Sul, Gislael Floriano, foi convidado pelas 3 turmas do 7º ano da EEB Timbé do Sul, para mostrar uma das belezas do município.

Na manhã de quinta-feira (1) e no dia 5 de dezembro, 80 alunos, de 12 e 13 anos e professores passaram por furnas, cachoeiras e piscinas naturais presentes no Portal do Palmiro.

Durante a caminhada, os presentes aprofundaram o conhecimento sobre o histórico do local, a arte e ranhuras nas paredes das furnas, contos, natureza preservada, biodiversidade com espécie de plantas e animais e, sobre a importância da água límpida, que é um dos cartões postais de Timbé do Sul. “Esta é a chance dos alunos e professores conhecerem a fauna e flora que está ao nosso lado e muitas vezes desconhecemos. Agradeço ao secretário Gislael pela disposição em todos os momentos aos guiar e contar as histórias aos que participaram deste passeio de estudo”, destacou a diretora da EEB Timbé do Sul, Fabiana Rovaris Pezente.

Durante a trilha todos fizeram o plantio simbólico, com 300 mudas de palmito. A semeadura de mais de 5 mil espécies de árvores frutíferas nativas foi um dos marcos do passeio. “Damos muita importância em atitudes deste tipo. Nos Festivais Sul Brasileiro de Voo Livre os pilotos semearam durante o voo mais de 10 mil sementes de árvores frutíferas nativas”, comentou o prefeito Eclair Alves Coelho, sobre a iniciativa.

Este tipo de passeio e estudo, da parceria entre a EEB Timbé do Sul e Secretaria de Turismo foi realizada outras vezes, durante o ano.

Com o fim do mandato de Eclair e Luciano, fica o agradecimento do secretário Gislael Floriano: “Encerro a minha participação na administração agradecendo ao Eclair e Luciano e a população timbeense que confiou no meu trabalho. Estamos deixando um legado ao município com levantamento fotográfico e audiovisual dos atrativos naturais com potencial para exploração do turismo ecológico. Trabalhamos a conscientização sobre a preservação ambiental, visando a participação da comunidade e escolas. Foi mostrada a importância do turismo para o desenvolvimento da cidade, fomentando o comércio e a agricultura local. Com isso, novos investidores mostraram interesse fazendo com que as propriedades de nossa cidade se tornem ainda mais atraentes e valorizadas, pelo fato de estarem nas proximidades de rios e matas com inúmeras nascentes que correm em meio as montanhas”.

A experiência com os alunos e professores proporcionou aos participantes não só um passeio de estudos, mas de conscientização também. “A preservação da fauna e flora local para as crianças e jovens me traz orgulho. Me esforcei muito para que isso acontecesse. Agora teremos inúmeros adoradores do turismo ecológico, além de preservadores de todo o ecossistema, visando a conscientização para que não aconteça a poluição com lixo em rios, córregos e nascentes, o desmatamento em encostas e mata ciliar e a caça predatória”, salientou Gislael.

Após os estudos e o novo conhecimento, os alunos e professores usufruíram de uma das piscinas naturais para um banho nas águas límpidas e cristalinas de Timbé do Sul.

[+] Confira a cobertura fotográfica completa da visita ao Portal do Palmiro em Timbé do Sul