A Cooperja, mais uma vez, levou uma delegação com associadas e esposas de sócios para o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, que aconteceu durante esta semana no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) e marcou a comemoração dos 15 anos de evento com programação especial, incluindo homenagens, palestras, cases e apresentações artísticas e culturais.

Todas as participantes que representaram a Cooperja nesta edição, fazem parte de dois dos seus Núcleos Femininos e estavam acompanhadas da Coordenadora Social da Cooperativa, Elizabete Biz dos Santos e da colaboradora Laura Padilha Ronsani. O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta também esteve presente em alguns momentos do evento, apoiando e incentivando a busca de conhecimento das mulheres que fazem parte do quadro social da Cooperativa.

“A edição de 2016 permitiu comemorar o importante papel exercido pela mulher no cooperativismo catarinense, que é considerado referência nacional”, enfatizou o presidente da Ocesc e do Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin. Ele cita ainda que SC é a unidade da Federação brasileira com maior taxa de adesão ao cooperativismo: mais de 260 cooperativas de todos os setores da atividade econômica reúnem 1 milhão e 900 mil famílias associadas e respondem por 11% do PIB catarinense. “A mulher exerce papel estratégico para a conquista e manutenção desses resultados”, conclui.

O consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicada à Administração e à Educação, Eduardo Shinyashiki, abordou o tema “Os novos horizontes da liderança”, com intervenções contagiantes sobre os diversos aspectos que envolvem a postura de um líder.

A programação incluiu, ainda, palestra sobre “O impacto do cooperativismo na construção de um futuro melhor”, com Carlos Hilsdorf, apresentação dos cases dos Núcleos Femininos, palestra com João Carlos De Oliveira sobre “Família: a base das Sociedades Cooperativas”, palestra “Saúde e Qualidade de Vida”, conduzida por Malcon Montgomery, palestra com Nelma Penteado com o tema “Acredite nos seus sonhos”, homenagens aos ex-presidentes da Ocesc e Sescoop/SC, homenagem às cooperativas e jantar de confraternização.

Fonte: Rafaela Costa AsseCom COOPERJA