A Epagri de Maracajá realizou nesta sexta-feira, 9, uma excursão sobre agroindústria e turismo rural no município de Praia Grande, que contou com a participação de um grupo de nove agricultores interessados em desenvolver atividades de turismo rural e agregação de valor. A excursão contou com apoio financeiro do programa SC Rural e parceria do Escritório Municipal da Epagri de Praia Grande.

Na primeira parte da visita os agricultores puderam conhecer a propriedade especializada na fabricação de panificados, como pães, bolos e biscoitos caseiros, e associada a Coopersertão de São João do Sul, da agricultora Marlene Scariot. A comercialização dos panificados é realizada em cooperativas, escolas e supermercados da Região. A agricultora possui investimentos na agroindústria por meio de programas de governo, como o SC Rural e participa intensamente de capacitações sobre a atividade.

O grupo de agricultores conheceu ainda uma propriedade rural que está iniciando os trabalhos de turismo rural. Na propriedade de Clésia e Francisco Pereira, uma antiga estufa de fumo foi adaptada e transformada para receber visitantes e turistas. “A ideia de transformar a estufa de fumo em pousada foi de propiciar um espaço rústico, de baixo custo e com bastante aconchego. "Como nossa atividade principal não é o turismo, e sim a produção de arroz, acreditamos que a diversificação é necessária para ampliar as fontes de renda da propriedade”, conta Clésia. A propriedade visitada também oferece diversos atrativos, como açudes, criações de galinha caipira e suínos, matas nativas, trilhas e cursos de água ao redor.

Fonte: Leneza Della Krás