O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, irá instalar dois kits de transposição de obstáculo (pontes de concreto) em Santa Rosa do Sul, nas localidades de Peroba e Lageado.

Segundo o coordenador Regional de Defesa Civil na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sebastião Antônio de Souza, no momento, estão sendo edificadas pela Prefeitura as cabeceiras das duas pontes. “Após a finalização das obras, realizaremos uma vistoria no local, para verificar se as cabeceiras atendem às especificações exigidas para instalação dos kits”, disse.

O coordenador explicou que a cabeceira que fica na localidade de Peroba, que receberá uma ponte com 7 metros de extensão, já está sendo finalizada e a de Lageado, que receberá uma ponte de 11 metros, tem sua construção prevista para iniciar na próxima segunda-feira, 22.

Para receber o kit instalado da Defesa Civil Estadual, a normativa, entre outras exigências, prevê que a ponte antiga deve ter sido danificada por um desastre, bem como inserida no Sistema de Informação de Desastre, e esteja comprometida conforme laudo técnico de equipe de engenharia, ou totalmente destruída.

Fonte: Leneza Della Krás