A Epagri de Maracajá promoveu nesta sexta-feira, dia 12, na propriedade do agricultor Enedir Gonçalves Pedro, localidade de Garajuva, uma manhã de campo abordando as principais técnicas utilizadas para a sobressemeadura e manejo de pastagens de inverno.

O Engenheiro agrônomo da Epagri de Maracajá, Ricardo Martins, destacou sobre a importância da divisão das pastagens, correção e fertilidade do solo, principais espécies forrageiras e as técnicas utilizadas para a produção de forragem em quantidade e qualidade. "A sobressemeadura de pastagens de aveia e azevém possibilita ofertar pastagens de qualidade, com alto teor de proteínas, em épocas em que as pastagens de verão paralisam seu crescimento, logo é fundamental que a técnica seja realizada em períodos de outono e inverno", ressaltou.

Os agricultores também puderam conhecer uma área de pastagem de trevo branco implantada na propriedade, com orientação da Epagri. "O trevo branco é uma leguminosa de inverno que possui a habilidade de fixar o nitrogênio da atmosfera e incorporar ao solo, reduzindo os custos na aquisição de fertilizantes nitrogenados e proporcionando alto valor nutritivo para os animais", destacou o agrônomo.

O evento contou ainda com a participação dos jovens agricultores produtores de leite, Anderson Daros (Santa Rosa do Sul) e Cássia Esteves (Forquilhinha), que relataram suas experiências na condução das pastagens, entre elas, a implantação de mudas de pastagens perenes e produção de feno.

Fonte: Leneza Della Krás