Utilizando materiais colhidos na terra, Isabel e Leandro vão construindo pouco a pouco a pousada sustentável

Paredes que respiram, aberturas que facilitam a entrada da luz do sol, reaproveitamento de materiais, utilização dos elementos do próprio terreno, criatividade: a bioconstrução parece ter sido convidada a fazer parte da paisagem em Jacinto Machado, pelo menos na comunidade de Tigre Preto, onde fica localizada a pousada Vida Artesanal, que vem sendo construída todos os dias pelo casal Leandro Lima Borella, 43 e Isabel Guilardi, 39. 

Cansados da vida agitada da cidade grande, os dois gaúchos faziam planos de buscar uma vida mais sustentável e em harmonia com a natureza enquanto observavam Jacinto Machado e sua vocação turística dos altos dos cânions, em Cambará, no RS. Um dia, resolveram descer, e foi neste mesmo dia em que o casal, que vive juntos há 12 anos e que tem um filho de 11, se apaixonou pela cidade e suas belezas naturais: há oito anos, eles planejaram a compra das terras. Há quatro anos, a família Cechinel, vizinha das terras, vendeu a propriedade para o casal, que foi planejando a mudança de vida e de cidade.

O turismo rural foi a saída mais adequada para aliar a vontade do casal em sair da rotina estressante da cidade, e ao mesmo tempo colocar em prática os ideais de uma vida simples, sustentável e em harmonia com a natureza. Da casa principal da pousada, que foi levada inteira ao local, até as duas cabanas, tudo é construído usando as técnicas da bioconstrução e da construção sustentável: "Nós mesmos construímos tudo aqui. Grande parte do barro é tirado aqui da terra, usamos materiais reciclados e muitos móveis, trilhas e enfeites são feitos por nós", explica Isabel, que diz amar a vida simples em Jacinto Machado.

Para o casal, que recebe turistas de todo o Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Inglaterra e Bélgica, o potencial turístico de Jacinto Machado é um estímulo para continuar inovando: "Não foi difícil escolher trabalhar com turismo aqui. Jacinto Machado é um recanto abençoado", finaliza.

[+] Especial Jacinto Machado 58 anos:

Especial Jacinto Machado 58 anos

Enquete especial Jacinto Machado 58 anos

Em Jacinto, casa da maioria é no campo

Por amor à Causa

Orgânico que vale ouro

Investindo na Economia Solidária