Sombrio, do Instituto Federal Catarinense está comemorando dois anos de sua transformação em Campus Avançado. Presente na cidade de Sombrio desde o ano de 2005, através da oferta de cursos técnicos pela antiga Escola Agrotécnica Federal Sombrio (EAFS), o atual Campus Avançado Sombrio somente recebeu esta denominação em 10 de junho de 2014, através da publicação no Diário Oficial da União da Portaria nº 505, do Ministério da Educação, que transforma a estrutura instalada no Bairro Januária, na cidade de Sombrio, em Campus Avançado. Ainda com ligação ao Campus Santa Rosa do Sul, o Campus Avançado Sombrio adquiriu com esta portaria maior autonomia administrativa e pedagógica, possibilitando a qualificação da oferta de cursos na cidade de Sombrio.

Atualmente a instituição atende a cerca de 740 alunos, de toda a região do Extremo Sul Catarinense, oferecendo cursos de nível técnico e superior. Os cursos técnicos, destinados aos alunos concluintes do ensino fundamental (8ª série ou 9º ano) são: Curso Técnico em Informática e Curso Técnico em Hospedagem, ambos integrados ao Ensino Médio. Já os cursos superiores ofertados aos alunos que já concluíram o Ensino Médio são: Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Licenciatura em Matemática.

Os cursos ofertados são gratuitos, com ingresso anual e os alunos contam ainda com um amplo programa de assistência estudantil, que concede bolsas e auxílios para alunos carentes.

A pretensão da comunidade escolar na atualidade é a sua transformação em Campus, o que garantiria ainda maior autonomia da Instituição para o atendimento das demandas da comunidade, contribuindo de maneira mais efetiva para o desenvolvimento local e regional.

As comemorações do aniversário de dois anos do Campus Avançado Sombrio serão realizadas no próximo dia 14/06, às 15h30 e 19h, em sua sede e contará com bolo de aniversário e show musical para os alunos.