O que dizer de um município, que consegue reunir em um mesmo espaço geográfico a beleza exuberante da natureza e a alegria de um povo honesto e trabalhador?

Assim é Meleiro, um lugar abençoado! Próspero por sua agricultura, mais rico pelo valor de sua gente.

O município que se projeta ao futuro com sustentabilidade e possui imenso potencial agrícola, está em festa e celebra o agricultor, personagem principal da economia local. A quarta edição da AgriMeleiro começou ontem e vai até domingo.

O evento agrega ainda a IV Mostra do Agronegócio e a XV Festa do Colono. O objetivo, segundo o prefeito Jonnei Zanete é fomentar a economia, o turismo, agronegócio e ainda valorizar quem vive no campo e gera a riqueza que movimenta a cidade. “Em pleno período de inverno, Meleiro aquece sua economia através da realização deste grande evento, que visa principalmente homenagear o agricultor, personagem principal da nossa economia, pois é a agricultura a mola propulsora do setor econômico no município,” pontuou.

 Agronegócio em destaque

O evento vai promover o intercâmbio de ideias e a troca de informações sobre as novidades no ramo do agronegócio. Além da tradicional Mostra, a Feira da Agricultura Familiar coloca em destaque as principais tendências do ramo e possibilita que os visitantes tenham acesso aos produtos rurais do município.

Espaço ideal para produtores como Ernani Topanotti, 46 anos, que mantém no município a Vinícola Topanotti, uma microempresa familiar que há mais de 55 anos produz vinhos com delicioso sabor e qualidade. “A produção de vinhos começou com meu pai que faleceu em 1997 e demos continuidade para manter a tradição e o legado deixado por ele. Nossa produção artesanal cresceu bastante e estamos abastecendo o mercado regional com expectativa de expandir ainda mais,” contou enquanto inspecionava os parreirais de uva que recebem atenção e carinho, uma receita ensinada pelo pai.

Turismo rural

Meleiro está se fortalecendo no turismo rural e o que não faltam são atrativos. Na zona rural, o restaurante Recanto das Bromélias é exemplo disso. O local aconchegante preserva paisagens encantadoras de uma natureza exuberante, o que tem atraído muitos turistas. A hospitalidade do povo tem corroborado para que o turismo se fortaleça no município. Segundo a diretora de Cultura e Turismo, Nialva Mezzari, o que não faltam são bons motivos para visitar Meleiro. “Além do turismo nossa cidade também é rica em cultura. No espaço cultural professora Salet Vassoler, preservamos a memória e a identidade do nosso povo com a exposição de objetos antigos usados pelos nossos colonizadores,” explicou.

Vem pra AgriMeleiro!

E se você gostou do que leu e quer conferir tudo isso de perto, então não perca tempo. A festa que vai até domingo terá muitos shows nacionais. Nesta sexta-feira, 13, a noite começa dedicada à religiosidade. As 19h, o cantor Ruan Pablo canta com sua banda, depois as 21h, acontece a solenidade de abertura seguida de show com Padre Ezequiel Dal Pozzo. Ainda na sexta-feira, sobem ao palco Tchê Garotos e Clipsom.

No sábado quem sobe ao palco a partir das 20h e Neguinho & Emanuel e depois a energia positiva da Banda Dazaranha com seu reggae contagiante. No Domingo, último dia do evento, os shows começam ao meio dia, com Banda Oficina,Ionara Jardel, Mirelli Elias. Black Bull Band e as 19h tem o show nacional mais aguardado da festa com o sertanejo Thiago Brava, único show que terá cobrança de ingressos.