Uma cerimônia na manhã desta segunda-feira, 09 de maio, precedeu o início das atividades do projeto Odonto SESC em Sombrio. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Zênio Cardoso (PMDB), gerente regional do SESC de Tubarão, Lindomar Moraes Saraiva, presidente da Câmara, vereador Lucas Tadeu Coelho, secretários, diretores e assessores da Administração Municipal, equipe da Odonto SESC, odontólogos, grupo de alunos e professores das escolas Catulo Paixão Cearense e IEMES.

A vinda da carreta do SESC para o município de Sombrio foi uma ação da ex-secretária de Saúde, Gislaine Cunha, que prestigiou a cerimônia. Em sua fala, ela agradeceu ao apoio do prefeito Zênio e ao gerente Lindomar Saraiva do Serviço Social do Comércio. “Peço a Deus que abençoe aos profissionais que irão atuar nesta unidade móvel e que a comunidade usufrua dos serviços gratuitos”, disse.

Lindomar Saraiva

Lindomar Saraiva, gerente da Unidade do SESC de Tubarão, falou da parceria saudável que representa o atendimento odontológico móvel e espera que a comunidade participe do projeto. Ele parabenizou ao prefeito pelas obras na cidade que vem contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Em meio à crise, Sombrio está dando um belo exemplo”, destacou.

O maior legado é cuidar das pessoas

Em seu discurso, o prefeito Zênio Cardoso agradeceu as palavras do gerente do SESC e disse que é na crise que se cresce. Falou que teve que adotar remédios amargos para vencer os desafios para atender a população sombriense. “É uma alegria ter uma avaliação ‘top’ apesar da crise Estamos focando nas obras, buscando fazer uma transformação da cidade, projetando Sombrio para o futuro. Minha preocupação é o legado, mas o maior de todos os legados é cuidar das pessoas. Esse é o motivo que mesmo em momentos de crise nós conseguimos crescer e essa parceria o SESC é o exemplo disso. Cuidar do futuro é cuidar das crianças e de nossa terceira idade. Vamos aproveitar a presença da carreta do SESC para zerar a fila naqueles bairros que mais necessitam e Sombrio vai sorrir melhor”, concluiu.

Serviços

O atendimento na carreta da Odonto SESC iniciou na tarde desta segunda-feira. Segundo a coordenadora do projeto, Thamiris Barbi, serão atendidas em média, 64 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, totalizando 46 dias úteis. Os trabalhos encerram no dia 12 de julho. A carreta conta com quatro gabinetes dentários, quatro odontólogos, auxiliares, enfermeiras e equipe de apoio. São oferecidos serviços de restauração da canal. Paralelo ao atendimento da carreta, a Assistente Social Camila Cechinel da Silva atuará nas escolas das redes municipal e estadual de ensino, levando temas como: Sexualidade, drogas, cuidados pessoais e em junho, haverá uma feira com o tema “Mostre Teu Sorriso”, como parte do projeto.

Prefeito e lideranças com a equipe da Odonto SESC. Foto: Assecom