O município de Balneário Arroio do Silva completou na terça-feira, (29/12), 20 anos de emancipação. Por isso, para celebrar a data, uma programação especial foi preparada. A noite contou com parabéns coletivo, show pirotécnico e, claro, a tradicional homenagem realizada ao cidadão amigo do Arroio.

Neste ano o homenageado foi Juscelino da Silva Guimarães, o seu Mineiro, proprietário da Drogaria Marista. Natural de Porto Firme/MG, seu Mineiro é morador de Balneário Arroio do Silva desde a década de 90 e, portanto, há 25 anos vem fazendo história na cidade. Proprietário de duas farmácias e um laboratório de análises clínicas, com carisma e simpatia seu Mineiro se tornou uma das figuras mais populares do município.

“É uma emoção muito grande receber este título. Aliás, não é só eu que recebo esta homenagem, é toda a comunidade porque eles são o motivo deste reconhecimento. A emoção é muito grande e é complicado poder explicar o que isso representa. É gratificante”, disse emocionado.

Além da homenagem, a festa contou também com a apresentação de um audiovisual do município e um show pirotécnico especial. “É uma satisfação poder projetar no telão um audiovisual do Arroio com tudo que a gente tem para oferecer o ano inteiro. É gratificante também ter a oportunidade de destacar e homenagear as pessoas que contribuem para o desenvolvimento do município. Neste ano o Mineiro leva essa homenagem merecidamente”, frisou o prefeito Evandro Scaini.

A noite de festa encerrou com show de Ivonir Machado e Novos Garotos. Um grande público acompanhou o evento que marcou os 20 anos de emancipação do município.

Seu-Mineiro-e-a-esposa-Claudete-200x300.

Histórico do homenageado

Juscelino da Silva Guimarães, carinhosamente conhecido como Seu Mineiro. Nascido em 18 de junho de 1956, na localidade de Porto Firme, interior de Minas Gerais. De origem humilde, em uma família com 16 irmãos, ajudava os pais na roça até os oito anos de idade. Depois mudou-se para um seminário, na cidade de Mariana, onde permaneceu até os 15 anos de idade. Aos 18 anos, na expectativa de melhores oportunidades, mudou-se para São Bernardo do Campos-SP. Em solo paulista, conseguiu emprego na Drogan, uma das principais drogarias na época. Atuava na limpeza. A dedicação e o esforço acabaram o credenciando à promoção de repositor e em seguida à vaga de balconista. O talento e a facilidade de comunicação chamou a atenção de uma indústria farmacêutica. Ele deixou a farmácia e foi trabalhar na linha de montagem da empresa. Novamente se destacou e foi promovido a função de representante comercial na região de Juiz de Fora- MG. Foram 10 anos de dedicação total à marca.

Conheceu a esposa, Claudete Silveira Guimarães, em Canoas, no Rio Grande do Sul. De lá até aqui, já são 35 anos de companheirismo. Desta união nasceram dois filhos. Juliano, hoje com 28 anos e Vinicius com 26.

Foi no município de Apucarana, no Paraná, que Seu Mineiro entrou definitivamente para o mundo dos negócios, ao adquirir sua primeira farmácia. Foram quatro anos de sucesso. Mas o desejo de morar mais perto da família fez Mineiro mudar os rumos. De volta à Porto Alegre, comprou um bar. Tentou novo ramo, mas percebeu que sua identificação era mesmo com os medicamentos. Fechou as portas e veio para Balneário Arroio do Silva, há 25 anos, quando a localidade ainda pertencia à Araranguá. Na época a população era de aproximadamente 800 pessoas. Em terra de solo fértil, alugou em sistema de comodato uma pequena farmácia na localidade litorânea. Em novembro de 1990 abriu as portas. A Farmácia era pequena, mas com estoque repleto de medicamentos e funcionava só a temporada de verão para atender os banhistas.

Mineiro criou laços de amizade que e o negócio que seria por curto tempo, acabou se solidificando e hoje é um dos principais empreendimentos comerciais da cidade.

Com seu bom humor e seriedade para tratar de negócios, seu Mineiro conquistou o público. Atualmente são duas grandes e sólidas farmácias, abertas o ano todo. Mas o desejo de empreender e a vontade de contribuir com o município que tão bem o acolheu, fez Mineiro ir ainda mais longe. A coragem para apostar no amanhã, transformou-se em um sofisticado e moderno Laboratório de Análises Clínicas, inaugurado em setembro de 2014. Aos 60 anos de idade, seu Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, se orgulha em dizer que o português é curto para agradecer o carinho com que foi acolhido pelos moradores de Arroio do Silva.

Ele que se tornou uma das figuras mais populares do município, diz estar sempre pronto para auxiliar no que for preciso para o crescimento do município que tão bem o recebeu de braços abertos. E uma coisa é certa: um remédio que não se encontra nas prateleiras da farmácia, mas ele faz questão de compartilhar, é o amor que nutre pelo município e seus munícipes. Um medicamento que faz bem para a alma, sai de graça e Mineiro sente prazer em distribuir.