Em plena era do e-mail, do facebook, instagram e das trocas instantâneas de mensagens eletrônicas no WhatsApp, uma paixão sobrevive ao tempo e à tecnologia: a filatelia. Para quem nunca na vida enviou uma carta ou então comprou um selo, filatelia nada mais é do que o estudo e a coleção de selos postais e materiais relacionados.

Paixão para uns, passatempo para outros, a filatelia no Brasil persiste e se diversifica. Na região o município que passou a fazer parte da história da filatelia brasileira é o Balneário Arroio do Silva que na noite de ontem, (17/11), lançou oficialmente seu primeiro selo postal personalizado.

A iniciativa é da Administração Municipal e o selo traz a foto da Praça Central Agustinelli, um dos atuais cartões postais da cidade. De acordo com o prefeito municipal Evandro Scaini, o selo vai ser utilizado nas postagens da prefeitura, fazendo com que o Arroio seja divulgado por todos os cantos do mundo.

Mais de dois mil selos foram personalizados representando a história e em comemoração ao aniversário de 20 anos de emancipação do município.

“Mesmo em tempos de crise, esse selo retrata o período de crescimento do município porque nele temos estampada a foto de um dos novos cartões portais da cidade. Com o selo vamos poder mandar as cartas para todo o Brasil e para todo o mundo. Este selo estará também à disposição nos Correios para as pessoas que quiserem adquirir ou postar suas correspondências”, destacou o prefeito Evandro Scaini.

“Este é mais um grãozinho na história do desenvolvimento da nossa cidade, mas é um grãozinho de terra boa e que vai ter bons frutos. Tenho certeza que muitos selos ainda virão e tomara que ainda venha com ar gostoso, positivo, de simpatia que realmente prospera neste município”, completou Scaini que na oportunidade também agradeceu ao gerente da agência dos Correios de Balneário Arroio do Silva, Ulisses Gomes, que incentivou a ideia da realização do selo personalizado.

Genésio Silva, assessor de comunicação dos Correios de Santa Catarina, que na coordenou a solenidade, também destacou a importância do selo para a história da cidade. “Arroio do Silva fez mais do que um evento importante, fez um evento marcante e único. Essa homenagem vai além dos municípios, é uma possibilidade de levar a imagem e o nome de Balneário Arroio do Silva para todo o Planeta por meio da imagem do Selo”, frisou.

A solenidade contou com a presença das autoridades municipais, representadas pelo prefeito Evandro Scaini, vice Fernando Borges e vereadores, além dos representantes dos Correios.

Na oportunidade as autoridades deram as primeiras carimbadas no selo, oficializando o lançamento do material que está disponível para postagens a partir desta quarta-feira, dia 18.

História resgatada nos impressos

O ato de lançamento dos selos contou também com a presença da primeira assessora de comunicação da prefeitura do Arroio do Silva no ano de 1997 e fundadora do Jornal Gazeta do Arroio, Roseli Marmentini, conhecida como Rose. Na ocasião foram entregues alguns exemplares históricos do Informativo Municipal da época, bem como exemplares originais das primeiras edições do Jornal Gazeta do Arroio que completou 10 anos de fundação.

“Fico muito honrada em fazer parte da história do município. É interessante fazer esse caminho no tempo, olhando o primeiro exemplar, o primeiro informativo no ano de 97, e depois chegar nesta foto do selo. A gente faz uma passagem histórica e começa a relembrar o crescimento e o desenvolvimento do município”, disse Rose.

O material doado é composto por informativos, exemplares de jornais e também álbuns de fotos que contam a história do Arroio.

O material doado fará parte do arquivo histórico do município e estará disponível no Museu.

“Praticamente 19 anos de história do município, desde a sua emancipação, retratada no jornal local e que vai enriquecer o acervo do Museu. É também um momento importante e ímpar na vida do município”, reforçou o prefeito.