Rolando Christian Coelho
11/06/2019 09h31

Com saída de Búrigo, Boeira se fortalece no PP

Rolando Christian Coelho, 11/06/2019

Ex-deputado federal Jorge Boeira (PP) tem ficado com o campo cada vez mais limpo dentro de seu partido. Ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, está prestes a deixar o Progressistas e se filiar ao PR de Jorginho Mello. Se por um lado o PR se fortalece, tanto na região de Criciúma, quanto aqui no Extremo Sul Catarinense, por outro o Progressistas sucumbi, dando ainda mais a oportunidade de Boeira se firmar como o principal referencial do partido no município. No que diz respeito ao PR, a sigla ganhará um grande referencial no Sul do Estado, beneficiando projetos políticos que possam ser timonados por figuras como o vice-prefeito de Araranguá, Primo Júnior, a vice-prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, e o ex-vice-prefeito de São João do Sul, Betinho Delfino, todos filiados ao partido.

Líderes do PP e PDT devem ir para o DEM

Grupo de progressistas de Sombrio deve deixar o partido para se integrar ao DEM. Negociações para a mudança de sigla já estão adiantadas. Vários filiados do PDT também deverão tomar o mesmo caminho. Ideia é fazer com que o DEM se mantenha neutro diante das tratativas que visam a eleição de 2020. O partido só anunciaria seu posicionamento depois que as grandes siglas definissem seus projetos. Além de progressistas e pedetistas, filiados descontentes de outras siglas devem embarcar no DEM, o que transformará o partido numa espécie de abrigo daqueles que não se sentem confortáveis com suas atuais agremiações.

Geovânia está entre os mais influentes do Congresso

Deputada Geovânia de Sá (PSDB) está em alta em Brasília. Ela foi apontada como um dos cem parlamentares mais influentes dentro do Congresso Nacional, que é composto por 513 deputados e 81 senadores. O levantamento leva em conta uma série de cruzamentos de informações, que vão desde projetos aprovados, até o poder de articulação para o encaminhamento demandas regionais. Como suplente da Mesa Diretora da Câmara Federal, por exemplo, não raras vezes a deputada chegou a presidir sessões, conduzindo importantes debates e ações de deliberação para o país. No resumo da ópera, quanto mais influência, mais portas abertas na Capital Federal.

Janguinha diz que, se for útil, aceita ser vice

Presidente da Câmara Municipal de Sombrio, Adenir Duarte, o Janguinha (MDB), que tem sido lembrado em seu partido para uma composição majoritária ano que vem, diz que este projeto não é prioridade. De acordo com ele, as especulações neste sentido são naturais, por conta do cargo que ocupa, mas não podem nortear definitivamente seu futuro político. “Se o MDB achar que sou útil na majoritária, tudo bem. Se achar que eu devo disputar novamente a Câmara de Vereadores, a satisfação tem o mesmo peso”, comenta. Em princípio, Janguinha, que representa comunidades rurais no legislativo municipal, é lembrado para concorrer como candidato a vice-prefeito, caso a atual vice-prefeita, Gislaine Dias da Cunha (PR), dispute a prefeitura apoiada pelo MDB do prefeito Zênio Cardoso.

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias