Rolando Christian Coelho
14/05/2019 10h57

Mais uma piada pronta para nossa região

Rolando Christian Coelho, 14/05/2019

Parece piada, mas não é. Depois de participar da criação da Frente Parlamentar de Logística e Transportes dos Campos de Cima da Serra, ontem, em Porto Alegre, autoridades políticas de nossa região foram até o Ibama gaúcho. Objetivo era o de encaminhar solicitação para que o órgão autorizasse a implantação de uma torre de energia eólica em cima da serra, para que esta gere energia suficiente para iluminar futuramente a Serra da Rocinha. Os recursos para a instalação já estão garantidos pelo Dnit. Só que a coisa não é tão simples assim. Representantes do Ibama disseram que é preciso fazer um estudo, para saber se a tal torre não irá atrapalhar o voo de aves migratórias que eventualmente possam passar justamente onde ela ficará fixada.

Finalmente, gaúchos olham para a Rocinha

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou ontem, em Porto Alegre, a Frente Parlamentar de Logística e Transportes dos Campos de Cima da Serra. Objetivo é criar um grupo de trabalho, unindo políticos e empresários do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que estejam focados nos desdobramentos que serão trazidos pela pavimentação asfáltica da Serra da Rocinha, que ligará Timbé do Sul a São José dos Ausentes (RS). A iniciativa da Frente é do deputado estadual gaúcho Carlos Búrigo (MDB), que pretende criar protocolos com vistas ao desenvolvimento sustentável da região serrana gaúcha circunvizinha a Serra da Rocinha.

Atendendo convite do parlamento estadual gaúcho, os prefeitos de Timbé do Sul, Beto Biava (PP), de Turvo, Tiago Zilli (MDB) e de Maracajá, Arlindo Rocha (PSDB), participaram da criação da Frente. Falando em nome dos prefeitos da Amesc, Beto fez questão de ressaltar os esforços que vem sendo feitos pelas autoridades de Santa Catarina para que a Rocinha seja asfaltada, o que, de acordo com ele, “irá estreitar ainda mais os laços econômicos, sociais, e de amizade entre as populações gaúcha e catarinense”.

Vale ressaltar que, ainda que os recursos para a conclusão da Rocinha já estejam assegurados no Orçamento da União, falta dinheiro para que se pavimente um trecho de oito quilômetros entre o final da serra, em solo gaúcho, e a BR 285, nas proximidades da sede do município de São José dos Ausentes. Beto Biava solicitou esforços para que o Fórum Parlamentar Gaúcho, que congrega deputados federais e senadores do Rio Grande do Sul, em Brasília, nutra esforços para a conquista do investimento necessário para este trecho. Convém ressaltar que, praticamente todos os esforços visando a pavimentação da Serra da Rocinha têm sido feitos pelos políticos de Santa Catarina. Dentro do governo gaúcho a obra não é vista com muitos bons olhos, pois a pavimentação da serra facilitará o escoamento da produção industrial da região serrana do Rio Grande do Sul via porto de Imbituba, ao invés do porto do Rio Grande (RS).

Nei Zanette já baixou em 12% conta na Cersul

Presidente da Cersul, Nei Zanette, já determinou redução de 12% no custo da conta de energia residencial, conforme prometido em campanha com vistas à presidência da cooperativa. De acordo com ele, a redução foi possível por conta dos cortes promovidos nas despesas da empresa. Todas as principais compras passaram a ser feitas através de pregão, o que fez com que os produtos adquiridos para a operação da cooperativa caíssem bastante. “Fui eleito presidente para defender os interesses dos nossos 18 mil associados. Uma das minhas funções é reduzir custo operacional para beneficiar estes associados, e é isto que estou fazendo”, comenta o presidente.

Filas em postos continuam problema em Sombrio

Fortemente identificada com a área da Saúde em Sombrio, vice-prefeita Gislaine Dias da Cunha (PR), precisará se esforçar para por fim as eternas reclamações advindas das famosas filas de atendimentos nos postos de saúde do município. Ainda que não esteja respondendo mais pela pasta, Gislaine atuou anos a fio frente à Secretaria, que atualmente é timonada pelo seu fiel escudeiro Dângelo da Silva. De olho no executivo municipal em 2020, a vice-prefeita não pode deixar este pé para ser pego pela oposição ano que vem. A oposição, aliás, tem se munido de farto material fotográfico, e em vídeo, mostrando até mesmo pessoas na chuva, de madrugada, esperando postos de saúde serem abertos.

PSDB afirma que terá candidato em Gaivota

PSDB de Balneário Gaivota diz que terá candidato a prefeitura do município, e que ele responde pelo nome de Everaldo dos Santos, o Kekinha, ex-vereador que concorreu ao executivo no pleito de 2016, tendo o MDB como seu vice. Impasse está formado, já que MDB também diz que terá candidato, e espera ter o PSDB como vice, numa espécie de retribuição pelo que foi feito pelos tucanos no pleito passado. O MDB, no entanto, sabendo das pretensões do PSDB, tem aberto uma serie de novas possibilidades, que vão desde do lançamento de uma chapa pura, para unir as alas do partido, até o lançamento de um vice que não tenha nada a ver com política.

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias