Rolando Christian Coelho
07/02/2019 15h05

MDB de Moreira está à mercê de perder espaço político

Rolando Christian Coelho, 07/02/2019

Não bastasse Mauro Mariani, agora quem também quer pegar o comando do MDB catarinense é o senador Dário Berger. Seja nas mãos de um, ou de outro, o grupo político ligado ao ex-governador Eduardo Moreira (MDB) ficará muito enfraquecido caso um dos dois emplaque como novo presidente do partido. Desde 1988 Moreira vem se mantendo na crista da onda na política catarinense. Agora, sem mandato, o que lhe restaria é o comando de seu partido, que não será nenhum pouco fácil de ser conquistado, principalmente por conta dos interesses de Berger, que mantém divergências políticas agudas com Eduardo Moreira. Cortar espaço de Moreira no MDB significa cortar espaço dos emedeebistas do Sul do Estado junto às esferas de poder, principalmente aquelas ligadas ao Governo do Estado.

Mais 12 anos de prisão para Lula da Silva

Justiça Federal condenou ex-presidente Lula da Silva (PT) a mais 12 anos e onze meses de cadeia, por conta do caso do Sítio de Atibaia. Basicamente, Lula é acusado de ser dono do sítio e ter mandando reformar o imóvel utilizando-se dos trabalhos de empreiteiras que prestavam serviços para o Governo Federal nas gestões do PT. As obras, por óbvio, não teriam sido pagas, em virtude das trocas de favores. Interessante observar que no caso do Triplex do Guarujá, o ex-presidente foi condenado a uma pena muito parecida, de 12 anos e um mês de cadeia. As duas penas, no entanto, deverão ser cumpridas só pela metade, já que Lula tem mais de 70 anos. Vale lembrar que daqui a sete anos, quando ele completar 80 anos, também poderá ser beneficiado com a prisão domiciliar, desde que esteja com sua saúde debilitada, argumento utilizado, por exemplo, por Paulo Maluf, com base no Código Penal.

Peri Soares tem nova absolvição no TRE

Vereador sombriense Peri Soares (PP) foi absolvido de mais uma acusação de compra de votos, relacionada à eleição de 2016. Desta vez o Tribunal Regional Eleitoral acatou argumento da defesa, dando conta de que as gravações que supostamente incriminavam Peri, o ligando a compra de votos, foram arquitetadas meramente com este fim, por lideres políticos ligados a oposição. O vereador é um dos nomes cotados de seu partido para a disputa municipal do ano que vem e, por conta disto, insiste na tese de que as denúncias são meramente uma tentativa de desgastá-lo. De acordo com Peri, a única coisa que a oposição conseguiu foi perder tempo e fortalecê-lo junto as bases do Progressistas.

Lise Tuon continuará no comando do DEM

Especulação dando conta de que a Coordenaria Regional Sul do DEM trocaria de mãos não corresponde à realidade, de acordo com o presidente estadual do partido, João Paulo Kleinubing. Com isto, a professora e fisioterapeuta Lisiane Tuon, que é natural de Jacinto Machado e concorreu à Assembleia Legislativa no pleito do ano passado, continua como uma das comandantes do DEM no Sul do Estado, sendo uma das responsáveis pela coordenação do partido na região de Criciúma e aqui no Extremo Sul. De acordo com João Paulo, o DEM de fato irá se remodelar, com vista a ampliar sua participação no mercado eleitoral no Sul catarinense, mas isto não significa mudança em seu comando.

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias