Rolando Christian Coelho
21/03/2018 17h00

Júlio Garcia diz que jogo ainda está aberto em SC

Rolando Christian Coelho, 21/03/2018.

Júlio Garcia diz que jogo ainda está aberto em SC

Ex-deputado estadual Júlio Garcia, que irá se filiar ao PSD no próximo sábado, não tem respondido de forma assertiva aos questionamentos que lhe são feitos a respeito do futuro político de seu virtual partido, diante do pleito deste ano. Questionado por prefeitos, vereadores, e outras lideranças da sigla, quanto a qual caminho tomar, Júlio tem dito que “o jogo está aberto em Santa Catarina”.

Em princípio, o tal jogo a aberto a que se refere o ex-parlamentar remete o PSD a uma aliança com o MDB, já que o jogo fechado, jogado por Gelson Merisio, cola o partido ao PP.

De fato não parece faltar esforços de Garcia para que o PSD indique o vice do MDB. Recentemente o PSD Estadual ficou sob a ameaça de uma intervenção nacional, que ainda é real. O objetivo, por óbvio, é o desalojar Merisio do comando do partido no Estado. O impasse pode ser resolvido com panos frios se o vice-presidente estadual da sigla, o prefeito de Lages, Antônio Ceron, se mantiver no comando do partido até o fechamento das convenções estaduais deste ano. Ceron é do grupo de Raimundo Colombo (PSD), que renunciará ao Governo do Estado para entregá-lo ao emedebista Eduardo Moreira.

Diante das circunstâncias, tudo parece caminhar a passos largos para que haja uma espécie de rebelião dentro do PSD, contrária aos interesses de Merísio, de modo a levar o partido em direção ao MDB. Pelo andar da carruagem, o tal jogo aberto já está fechado.

Notas

Impossibilidade da Prefeitura de Sombrio de entregar os carnês de IPTU/2018 dentro do prazo fez com que o prefeito Zênio Cardoso (MDB) determinasse a prorrogação do pagamento em parcela única, que concede desconto de 20% aos contribuintes. O prazo para este tipo de pagamento, que vencia no dia 15 de março, passou para 15 de abril. Apesar do esforço para a entrega, muitos contribuintes ainda não receberam seu carnê.

Deputado federal Ronaldo Benedet (MDB) diz que seu partido estuda seriamente a possibilidade de lançar o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, candidato à Presidência da República. O parlamentar ressalta que o país carece de um presidenciável centrado, moderado e com os pés no chão. Por tabela, da a entender que candidaturas como as de Jair Bolsonaro (PSL), Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) são de um extremismo desnecessário. Problema de Meirelles é que ele é exageradamente inodoro.

Prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira (PSD), conseguiu algo inédito na política de nossa região. Todos os vereadores da atual legislatura estão aliados a sua gestão. Moacir conquistou o executivo através de uma grande frente política, que acabou elegendo oito, dos nove vereadores. Único vereador eleito pela oposição, José Lucas Delfino (PPS), também tem votado a favor dos projetos do prefeito.

Pelo menos 20 candidatos a deputado estadual deverão disputar as eleições de Outubro pelo Extremo Sul Catarinense e pela região de Criciúma. Oito destes candidatos já são deputados: José Milton Scheffer (PP), Manoel Mota (MDB), Ada de Luca (MDB), Luis Fernando Vampiro (MDB), Cleiton Salvaro (PSB), Valmir Comin (PP), Rodrigo Minotto (PDT) e Dóia Guglielmi (PSDB). A estes possivelmente se juntarão nomes como Lisiane Tuon (DEM), Júlio Garcia (PSD), Gabriel Ulisses (PSD), Beto Coan (PTB) e mais meio rosário de postulantes.

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias