Tiago Almeida
13/10/2017 15h30 - Atualizado em 13/10/2017 15h58

10 Filmes de terror para assistir nessa “Sexta-feira 13”

Dicas do blog Resenha em Pauta para você aproveitar a sexta-feira com muitos sustos!

Sexta-feira 13 chegou e com ela a velha crença de que é um dia assombrado e de acontecimentos sinistros! Pensando nisso, trago hoje dez filmes clássicos de terror para você aproveitar essa noite!

Pânico

Um verdadeiro marco nos filmes de terror, a saga “Pânico”, mudou a forma de se fazer cinema desse gênero. Seu primeiro filme estreou em 1996, mudando completamente a visão dos cinéfilos sobre os filmes de horror, sendo uma das maiores bilheterias na época de estreia e se tornando histórico para a cultura pop mundial.

A história acompanha Sidney Prescott (Interpretada pela It Girl dos filmes de terror, Neve Campbell), uma estudante da pacata Woodsboro, que tem de conviver com o assassinato não solucionado da mãe, Maurren, e que se vê numa luta para salvar sua vida das mãos de um assassino mascarado (Com a icônica máscara de fantasma) que aterroriza suas vítimas por telefone antes de esfaqueá-las, como uma sobrevivente nata e com a ajuda do subestimado, mas astuto Dewey Riley (David Arquette) e a jornalista sensacionalista Gale Weathers (Courteney Cox) Sidney passa por horrores jamais imaginados e revive a volta do assassino mascarado nas 3 sequências subsequentes, cada um deles, ligado diretamente com a morte da Maurren.

Dirigido pelo gênio do terror, Wes Craven, morto em 2015, que contabiliza outros sucessos do terror como “A hora do Pesadelo”, a franquia Pânico marcou para sempre os fãs de terror e deixou um vestígio difícil de ser apagado.

Olhos Famintos

A cada 23 primaveras, durante 23 dias, ele precisa comer”. Outro sucesso do gênero de terror é o filme “Olhos Famintos”, marcou muito minha infância e sei que muitos de vocês o conhecem ou já ouviram falar.

A trama traz Justin Long (Filme que alavancou sua carreira) no papel de Darry Jenner e Gina Philips no papel da irmã de Darry, Trish. Os dois estão em uma estrada pouco movimentada indo para casa dos pais quando fechados por um sinistro caminhão que aparenta ter um psicopata dentro.

Quilômetros adiante, os irmãos avistam o velho caminhão ao lado de uma igreja abandonada, o motorista aparenta jogar algo na tubulação de esgoto. Assustados eles aceleram, mas acabam sendo perseguidos pelo caminhão. Num ato impulsivo, Darry joga o carro para fora da estrada, a fim de despistar o velho caminhão. Passado o susto ele decide voltar a velha igreja e investigar o que há na tubulação de esgoto, mas acaba mais uma vez sendo perseguido por uma criatura perversa que está à procura de alguma coisa deles.

A partir daí a história fica cada vez mais sombria quando os protagonistas começam a descobrir a origem de uma criatura sanguinária e sedenta por morte e desespero.

O longa teve uma continuação igualmente bem sucedida lançada em 2003 e se tornou uma trilogia em 26 de setembro deste ano com o lançamento de “Olhos Famintos: 3”.

Carrie, a Estranha

Carry White é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth, sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação.

Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell, uma das alunas que zombavam dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross, seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.

A primeira versão do filme traz a então desconhecida Sissy Spacek no papel de Carrie, que inclusive recebei indicação ao Oscar e ao Globo de ouro por sua atuação, além disso o filme teve duas refilmagens, uma em 2002 com a atriz Angela Bettis e em 2011 Carrie, foi representada por Chloë Grace Moretz, ambas refilmagens não tiveram tanto êxito quanto o original.

A Morte do Demônio

Mais uma refilmagem de um clássico dos anos 80 criado por Sam Raimi (Dessa vez de qualidade) a “Morte do Demônio” traz a viciada em drogas, Mia que é levada pelos amigos para uma cabana isolada na floresta para realizarem uma desintoxicação. Para surpresa de todos, o irmão de Mia, David, que andava afastado de todo mundo; também aparece no lugar com Natalie, sua namorada.

Todos ficam surpresos quando percebem que a cabana havia sido invadida e que o porão agora conta com uma espécie de altar, cheio de animais mortos. Eles descobrem que ali também tem um livro antigo, trancado; que Eric, amigo de Mia; começa a ler em voz alta.

Mia, então começa a apresentar comportamento estranho, interpretado no início como sintoma da desintoxicação, mas que aos poucos todos perceberam se tratar de uma ação demoníaca.

Chucky: Brinquedo Assassino

Chicago, Illinois, na noite de 9 de novembro de 1988. Charles Lee Ray, o notório "Estrangulador de Lakeshore", está sendo perseguido pelo Detetive Mike Norris. Abandonado por seu parceiro de crimes Eddie Caputo, o assassino refugia-se numa loja de brinquedos, na qual é fatalmente atingido no coração por um tiro do policial. Mas antes de morrer, Charles utiliza seus conhecimentos de magia negra para realizar um ritual de vodu a fim de transferir seu espírito para um boneco da linha Good Guys, o Chucky, que estava na ocasião sendo promovido na TV.

Durante o ritual, um raio atinge e destrói a loja, selando a transferência do espírito do psicopata para o boneco. No dia seguinte, em meio aos destroços da loja, o mesmo é achado por um mendigo, que o vende a Karen Barclay como presente de aniversário para seu filho de seis anos de idade, Andy Barclay. Vivendo agora como o boneco bonzinho, Charles descobre que precisa transferir sua alma do boneco para o corpo da primeira pessoa a quem revelou seu segredo, ou seja, Andy, a fim de ressuscitar ou ficará preso no boneco para sempre. Andy percebe que o boneco está vivo, mas a mãe do garoto e o Detetive Norris, que investiga os assassinatos, só passam a acreditar nele depois do boneco ter feito várias vítimas.

O sucesso do longa foi tão grande que várias sequências foram rodas, incluindo “A noiva de Chucky” e “O filho de Chucky”, mais recentemente “O Culto de Chucky” trouxe o boneco de volta para as telonas no último dia 3 de outubro, o filme marca a volta do ator Alex Vincent, 29 anos depois do primeiro filme, encarnando Andy Barckay.

O Exorcismo de Emily Rose

Um dos maiores alentos de quem assiste filmes de terror, como o pesadíssimo O Exorcismo de Emily Rose, é que aquelas histórias são não são reais, mas criadas pelas cabeças doentes de roteiristas americanos.

O problema, no entanto, é que O exorcismo de Emily Rose se trata de uma história real, que aconteceu Alemanha, na cidade de Leiblfing. A verdadeira Emily que na verdade se chamava Anneliese Michel, passou a ter um comportamento sinistro e padres da região tentaram seu exorcismo nada menos que 67 vezes, a jovem acabou morrendo de desnutrição

Quando as autoridades tomaram conhecimento do caso que inspiraria O Exorcismo de Emily Rose, os padres e os pais da garota foram levados à justiça, acusados de homicídio por negligência, pois Anneliese sofrera de epilepsia segundo médicos e não estaria possuída por uma entidade demoníaca.

Hush: A Morte Ouve

O filme conta a história de Maddie Toung, uma escritora que leva uma vida isolada depois de perder a audição quando era adolescente.

Mas a vida dela muda e se vira do avesso quando um rosto marcado de um assassino psicótico aparece na janela de sua casa e ela precisa superar seus limites físicos e mentais para conseguir sobreviver.

Eu já dei a ficha completa deste filme no blog há algum tempo, acesse aqui para saber mais: https://goo.gl/pRRFr3

A Noite dos Mortos Vivos

Mais um clássico que revolucionou o modo de fazer filmes sobre Zumbis, A Noite dos Mortos Vivos relata a radiação provocada pela queda de um satélite que faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis comedores de gente, fazendo com que um grupo de pessoas refugiados em uma casa tenham que lutar pela sobrevivência contra uma horda sedenta de carne e sangue.

Premonição

Quando um adolescente tem uma premonição de que o avião em que está vai explodir, ele e seus amigos resolvem não mais viajar. Para surpresa de todos, o avião realmente explode na viagem em que eles deveriam estar. Mas os integrantes do grupo começam a morrer misteriosamente, um a um, até os sobreviventes resolvem se unir para tentar entender o que está acontecendo, antes que eles mesmos se tornem as próximas vítimas.

O filme é um clássico do terror e teve outras 4 continuações, todas disponíveis na Netflix.

Invocação do Mal

Assim que leram o título, tenho certeza que muita gente esperou ver esse filme nessa lista e nem teria como ser diferente, pois é um dos maiores sucessos de filmes de terror paranormais dos últimos tempos.

No ano de 1971, uma família da pequena cidade de Harrisville, os Perron, mudam-se para uma grande fazenda, que possui mais de 150 anos. Ao chegar lá, a família passa a sofrer nas mãos de espíritos malignos presentes no local. Desesperados para manter suas cinco filhas seguras, Carolyn Perron (Lili Taylor) e seu marido Roger Perron (Ron Livingston) contratam o casal de investigadores paranormais profissionais Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga). Porém, estes dois últimos só não esperavam encontrar uma entidade demoníaca poderosa, que se tornaria o maior desafio da história de suas carreiras.

Lembrando que as histórias e personagens são reais, o que dá ainda mais medo e receio nos espectadores desse sucesso do cinema de terror.

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias