Psicologia para Todos
11/07/2018 12h00

Brinco, logo me desenvolvo!

A criança se desenvolve quando brinca e nesse período de férias escolares, nada melhor do que deixá-las brincar.

Olá pessoal, tudo bem?

Chegou julho e com ele, as férias escolares e para muitos pais se apresenta o desafio: e agora, o que fazer com a criançada!?

De forma geral, o adulto se ocupa em incluir a criança em atividades formais nas quais ela possa se desenvolver como na escola regular, esportes, aulas de música, dentre outras. Porém, a brincadeira possui relação direta com o desenvolvimento infantil, o que nem sempre fica claro aos pais e responsáveis.

Mas o que é brincar? Pesquisadores afirmam que brincar é um comportamento espontâneo que possui um fim em si mesmo, sem noção de obrigatoriedade e que envolve a criança pelo simples prazer que sente durante esse processo. Além disso, a brincadeira é um ensaio para a vida adulta. Ou seja, é durante a brincadeira que a criança expressa o que observa em sua cultura, ambiente, relações sociais e cria novas possibilidades de se relacionar com todo esse meio. Assim, podemos afirmar que o brincar relaciona-se a aspectos do desenvolvimento cognitivo (aquisição de conhecimento), social, afetivo e físico infantil.

Para a criança, um momento prazeroso, divertido, para os pesquisadores, um momento enriquecedor ao desenvolvimento infantil por proporcionar a partir de diferentes brincadeiras, a aprendizagem de diversas habilidades:

Pois bem, é brincando que a criança se desenvolve, não é mesmo? São em momentos de brincadeira que as crianças aprendem a lidar com os seus sentimentos e enfrentá-los mesmo do seu “jeitinho”. Então, vai um incentivo aos pais e responsáveis que são facilitadores desse processo tão único do desenvolvimento infantil, viabilizem o brincar para as crianças nesse período de férias escolares e interajam com as suas crianças, todo adulto já brincou na infância e tem seu registro do quanto o brincar é importante. Brincar faz bem para a vida!

Referências:

O brincar e suas implicações para o desenvolvimento infantil a partir da Psicologia Evolucionista. Disponível Aqui: Acesso em 09.jul.2018.

Nos acompanhe por aqui! Toda a semana estaremos com conteúdo novo para levar a Psicologia até você com um toque de Estima!

Entre em contato conosco através do e-mail [email protected] e faça sugestões de conteúdo para os artigos.

Nas redes sociais você nos encontra no facebook/estimapsico e no instagram @estimapsico, onde também levamos conteúdo e um pouco do nosso trabalho no dia-a-dia.

Até o próximo artigo pessoal e um abraço das psicólogas Ramande Figueredo CRP 12 11/461 e Julyelle Conceição 12/11718.

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias