Waltão Sintonizado
12/05/2017 17h25

Aplicativo “Mudamos+” aproxima o Cidadão da boa política

Por sugestão do Sintonizado Teco Espíndola, vamos conhecer um aplicativo grátis em que se pode recolher assinaturas e fiscalizar projetos de iniciativa popular

Aplicativo “Mudamos+” aproxima o Cidadão da boa política

“Mudamos+” é um aplicativo recém-lançado e tem como principal finalidade reunir em um mesmo lugar e de forma prática projetos e assinaturas que sejam de iniciativa popular. O responsável pelo aplicativo é o advogado Márlon Reis. Ele também foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Lei da Ficha Limpa.

O uso do aplicativo é simples. O usuário precisa informar somente o nome completo, o número do título de eleitor e seu CPF. Depois de cadastrado o usuário poderá apoiar por meios de assinaturas digitais, as mais variadas propostas de iniciativa popular.

O funcionamento do aplicativo

A tecnologia utilizada é a chamada de “blockchain”. Através dela os dados que são inseridos pelos usuários através de seus smartphones e outros dispositivos móveis podem ser auditados.

O desenvolvedor do app diz que ele é quase que 100% à prova de fraude. O que é até compreensível ao levarmos em consideração que no mundo da tecnologia raramente existe algo que permanece seguro por completo. Lemos destaca que um dos principais aspectos que o tornam tão seguro é o fato de que o aplicativo conta com a mesma tecnologia usada em bancos atualmente.

O que se pode fazer com o aplicativo

Enviar sugestões de projetos;
Priorizar projetos;
Assinar os projetos;
Acompanhar o andamento da situação.

A importância do aplicativo

Ainda segundo a opinião do próprio desenvolvedor do aplicativo ao tornar mais fácil que assinaturas sejam recolhidas o app auxilia muito, tanto a atender quanto a entender, a necessidade da população em relação a projetos específicos.

É interessante nesse sentido observarmos que projetos que são de iniciativa popular ainda caminham de forma lenta dentro da política brasileira. Para se ter uma ideia desse cenário basta analisar que de quatro que surgiram assim, apenas um foi aprovado. Os outros três (de iniciativa popular), continuam em tramitação na Câmara. Entre eles, vale destacar, está o tão polêmico pacote anticorrupção.

Como baixar aplicativo “Mudamos+”

O aplicativo pode ser baixado na Play Store e na Apple Store. Há ainda a opção direta por meio do site oficial através do endereço eletrônico www.mudamos.org.

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias