06/04/2017 08h12 - Atualizado em 06/04/2017 12h47

Arroio realizou audiência pública sobre extensão da rede de água

Com a presença de lideranças comunitárias e políticas, representantes da EJW e ARESC a população lotou o Centro Comunitário da Praia da Caçamba para discutir e aprovar o Termo Aditivo ao contrato de captação, tratamento e distribuição de água para o Arroio

Arroio realizou audiência pública sobre extensão da rede de água

O Centro Comunitário da Praia da Caçamba ficou lotado na realização da Audiência Pública que tratou da ampliação de rede de água para o lado Sul do Balneário Arroio do Silva, que inclui o Loteamento Santa Helena, Acquabela, Guairacá, Village Morro dos Conventos, Praia do Pescador, Praia da Caçamba e Praia do Melão foi realizada na noite de quarta-feira (5).

Fizeram-se presentes no Evento, o prefeito Mineiro (PSD), o vice-prefeito Carlos Scarsanella (PSD), sete dos nove vereadores, o ex-prefeito Evandro Scaini (PSD) e representantes da EJW, e da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC).

“Não viemos fazer luta partidária, nossa luta agora é pelo direito da população em ter água tratada e encanada”. Essa foi a manifestação de Reno Caramori, presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), a qual deveria através de sua equipe de trabalho, antes de conotações do campo político, utilizar uma linguagem mais acessível aos populares, pois o excesso de termos técnicos utilizados nas explanações, deve ter prejudicado o entendimento da maioria dos presentes à Audiência Pública.

O assunto da Audiência em si foi básico e de, teoricamente, fácil compreensão. Se desejava ouvir a sociedade e ter seu parecer quanto o Termo Aditivo ao contrato de captação, tratamento e distribuição de água para o Arroio que deverá resultar na ampliação da rede de água tratada e encanada.

Reno Caramori esclareceu que uma empresa foi contratada para efetuar o cálculo do custo da água, mas até o momento não se chegou à conclusão se a tarifa deve ou não aumentar.

De qualquer forma, com relação ao pagamento Reno afirmou que “O consumidor só paga conta depois da água estar saindo de sua torneira”. Por isso o presidente da Aresc é favorável a uma ampliação no prazo do contrato de concessão da EJW por mais 20 anos, ressaltou, ainda, que a lei permite até 50 anos de concessão.

Água encanada e tratada que com certeza é o desejo da maioria das pessoas que se fizeram presentes. Até porque, convenhamos, água de qualidade não é favor, é um direito da população e neste caso serão aproximadamente 1,4 mil residências beneficiadas.

O prefeito Juscelino Guimarães, o “Mineiro” (PSD), acolheu a todos com a devida atenção, saudando os presentes e destacou, em sua fala, que um aumento em torno de R$ 2 na tarifa não é um valor alto para população pagar se levar em vista os benefícios que a água tratada e encanada deverá trazer para os cidadãos.

O presidente da EJW, empresa concessionária do fornecimento de água no Balneário Arroio do Silva, André Serafim, enfatizou que o olhar de uma empresa deve estar voltado para o futuro, reafirmando que a EJW está disposta a cumprir o projeto previsto no Aditivo do contrato que trata do fornecimento de água para o Arroio. Ressaltou a importância do projeto de ampliação da rede de água ser feito em etapas, tendo um grande planejamento para que tudo dê certo.

O presidente do Legislativo Municipal, Sérgio Tavares Policarpo (PSDB) tem tido um posicionamento de reserva com relação a aprovação do Termo Aditivo ao contrato de captação, tratamento e distribuição de água para o Arroio.

Sérgio esclarece que é favorável a ampliação da rede de água tratada e encanada não somente até onde está planejado neste momento, mas que ela chegue até a Lagoinha e suscita fatores que devem ser ponderados.

Na concepção de Sérgio o Legislativo deveria ter sido comunicado pelo Executivo e oferecer, antes da Audiência Pública, um parecer a respeito do Termo Aditivo ao contrato de captação, tratamento e distribuição de água. Ressaltou, ainda, que para isso a Câmara dispõe de uma Assessoria Jurídica capacitada, não se limitando ao parecer somente dos vereadores.

Fonte: Foto divulgação da Prefeitura de Balneário Arroio do Silva

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias