Jairo Antonio
17/05/2018 11h30

A ERA DA INDECISÃO

Quem vencerá a guerra: Kratos ou Gandhi?

Para quem ainda não conhece ou nunca teve o prazer de jogar, lhes apresento God of War, um jogo eletrônico de ação-aventura. O título é um recomeço para a franquia e leva a série para o mundo da mitologia nórdica — todos os jogos anteriores tinham como cenário a mitologia grega. Kratos retorna como o protagonista e agora tem ao seu lado um filho chamado Atreus. Kratos atua como um mentor e protetor de seu filho e deve dominar a raiva que o impulsionou por muitos anos.

Talvez alguém possa estar se perguntando: o que eu tenho a ver com um determinado jogo de videogame? É bem provável que tenhamos certa relação muito próxima ao game que virou uma febre mundial. Há pessoas que ficam incontáveis horas jogando, desconectadas do mundo real e imersas na realidade virtual.

O entretenimento na medida certa é até recomendado por alguns especialistas do comportamento humano. O problema surge quando não sabemos controlar nossos impulsos e, sem perceber, nos isolamos egoisticamente. Ignoramos quase por completo o mundo à nossa volta, no estilo “tô nem aí, que se dane o resto do planeta” e, “o importante é o meu prazer e satisfação; eu quero é ser feliz”.

Estamos no pico da era “oito ou oitenta”, mudar ou permanecer, Kratos ou Gandhi, tudo ou nada.

“A felicidade mais elevada é aquela que corrige os nossos defeitos e equilibra as nossas debilidades.” - Johann Goethe

Aonde foi parar a linha do Equador? A raça humana ora está no Polo Norte, ora está no Polo Sul! Parece que está faltando um certo equilíbrio entre os Polos.

Apesar de estarmos todos praticamente conectados, vivemos isolados ou tomando as dores alheias, somos forçados a escolher um determinado lado que nem sempre é o mais justo, correto ou íntegro.

Algo que eu chamo de ditadura da escolha, frequentemente é imposta por seres com interesses obscuros, motivações pragmáticas, em busca de resultados exclusivistas. Pessoas que raramente pensam no benefício coletivo, mas na maioria das vezes estão sempre visando defender o micro interesse de uma minoria, quase sempre os seus.

“O mundo ainda vai se acabar no seu individualismo e congelar na frieza das pessoas que aqui vivem. Eu estou tentando não ser uma delas. Não aqui, nesse mundo.” - Luara Quaresma

É um verdadeiro absurdo como a humanidade não enxerga - ou se faz de cega - e não percebe a manipulação descarada que é aplicada diariamente sem dó nem pena. Estamos sendo imersos num sistema que divide a nação entre: pobres e ricos, pretos ou brancos, direita ou esquerda (como se tivéssemos uma direita clássica e séria neste país). Enfim, a lista é extensa demais para me prolongar.

Uma das coisas que mais me deixa perplexo é que nem todos percebem o que a história já provou: um povo que permanece junto é mais forte do que um povo dividido. Você já deve ter ouvido e até repetido que a união faz a força. Sendo assim, diga não à divisão!

Eu soube que na Alemanha o governo liberou um aumento de sessenta centavos no combustível. O povo se uniu em protesto e, na sequência, o Sistema retirou o aumento imposto à nação. Já parou para pensar se os brasileiros se unissem e, num protesto pacífico, reivindicassem as mudanças necessárias?

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.” - Mahatma Gandhi

Basicamente temos duas escolhas: Kratos, o deus da guerra, ou Gandhi, o não à violência. Eu já fiz a minha escolha. Acredito que se nos unirmos para reformar e transformar essa nação de forma pacífica, poderemos obter resultados semelhantes àqueles que a Índia viveu nos tempos de Gandhi: o fim de certos opressores.

Minha pergunta é a seguinte: onde estão os “Gandhi’s” do século XXI? Os deuses das guerras estão soltos espalhando terror pelo mundo afora. Detalhe: não estou falando do Estado Islâmico, mas dos governantes inescrupulosos, egocêntricos e desumanos que ditam as regras para uma gigantesca maioria que parece desconhecer o poder da Democracia.

“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam.” - Platão

Está na hora de colocar um basta em tudo isso, chega de a cada eleição vender seu voto, escolher o candidato x “menos pior” e continuar dando descarga na tão sonhada Democracia. Precisamos mostrar para o Sistema que quem manda nesta nação não são os velhos coronéis de sempre (sanguessugas do poder), mas o povo brasileiro que merece mais respeito, dignidade e justiça.

Reflexão em ação: “Não se acende a luz do sol, com duzentos e vinte volt`s, dos palácios de Brasília. Não se acende a luz do sol, com a chave de um carro conversível do ano. Não se acende a luz do sol, com a ponta de um cigarro, um baseado ou coisa assim. Pra que medir forças com o sol da justiça. Pra que querer brilhar mais que a estrela da manhã. Pra que combater o bem com o mal. Afinal, de que lado você está? De que lado você quer ficar. Aonde está a honra dos orgulhosos? A sabedoria mora com gente humilde. Liberdade, Liberdade, Liberdade!” - Rebanhão

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias