Jairo Antonio

Pense Nisso
Jairo Antonio
Jairo Antonio

Blog destinado a promover reflexões filosóficas, abrangendo assuntos como cotidiano, sociedade, relacionamentos interpessoais e experiências afim de favorecer a metanoia "o pensar além do óbvio imposto pelo sistema".

Jairo Antonio
13/04/2018 15h44 - Atualizado em 13/04/2018 15h44

Amor Não É Paixão Nem Jogo De Sedução

Tenho a plena convicção de que, viver a plenitude do amor é o desejo senão de todas, ao menos da maioria das pessoas. Amar e ser amado incondicionalmente, contar com o apoio de alguém para as horas difíceis e para os momentos alegres, e saber que independentemente do que fazemos, alguém estará ao nosso lado simplesmente pelo que somos é o ideal de vida de muitos.

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.” – Paulo de Tarso

Todavia, viver esse amor na prática, no entanto, nem sempre é fácil. E é exatamente sobre o amor a vida e a tão desejada felicidade que deveríamos investir mais tempo, muito mais tempo, põe tempo nisso.

Há uma enorme complexidade envolvendo os temas acima mencionados: “amor – vida – felicidade” e suas respectivas expressões, manifestações, simbolismos e significados.

Ainda assim, devemos nos dedicar mais e por que não dizer: vamos viver o amor, semeá-lo e tornar nossas vidas ainda mais inspiradoras, agradáveis e relevantes.

“Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele.” - Platão

É impressionante como as relações humanas são na grande maioria das vezes tão frágeis e complexas; e os relacionamentos tendem a se tornar tão difíceis a ponto de casais buscarem terapia ou em último caso, infelizmente, o próprio divórcio que cresce assustadoramente.

Adianto ao leitor (a) que não existe “receitas” prontas para o amor verdadeiro e o relacionamento “perfeito”. Por mais que os escritores de literatura autoajuda prometam “resolver” questões tão complexas dessa natureza; lamento profundamente, mas o mundo real é a realidade que nem sempre nos agrada ou nos dá o prazer que ansiamos.

“Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre.” - Clarice Lispector

Costumo citar um pensamento que sintetiza o argumento dessa forma: Casamento é a união de duas pessoas imperfeitas que se negam a desistir uma da outra.

O verdadeiro Amor, não é: paixão, utopia, jogo, disputa, fantasia, sentimento, visível, negociável, comprado ou vendido, etc.

Amar é: o elo de ligação entre duas almas que foram atraídas e devidamente conectadas. Casamento é a junção de duas vidas entrelaçadas, famílias e destinos que se uniram para constituir uma divina história encantadora, única, contagiante, eterna e inspiradora.

Sugestão de leitura: 

  • Bíblia de Estudo de Genebra – Edição Revista e Ampliada;
  • Homens São de Marte. Mulheres São de Vênus – John Gray;
  • O Significado do Casamento – Timothy Keller com Kathy Keller;
  • As 5 Linguagens do Amor – Gary Chapman;
  • Temperamentos Transformados – Tim LaHaye.

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias