Paulo de Tarso
07/11/2019 18h47 - Atualizado em 08/11/2019 04h18

Já notou como o mundo está com um volume mais alto?

Coluna Paulo de Tarso, 07/11/2019

Já notou como o mundo está com um volume mais alto?

Creio que a velocidade das coisas, a maneira como recebemos as informações e a velocidade com que estas chegam até nós diariamente, tem proporcionado um ruído maior nas comunicações, prejudicando o bom funcionamento e resultado das mesmas.

As pessoas querem, e fazem, várias coisas ao mesmo tempo. Chamam isso de ser “multitask”. Ok, em alguns momentos é uma habilidade importante, mas tem um custo quando é a todos os momentos.

Observe a velocidade com que as informações chegam até você, pense como era uns anos atrás, e como é neste momento.

Percebeu a diferença?

Lá no passado, precisávamos aguardar os jornais impressos ou programas de notícias, pela televisão ou rádio, para podermos nos manter atualizados. Atualmente, basta estarmos com o smartfone na mão, toda informação está ali.

Claro que isso é bom e importante, mas precisamos estar atentos para a quantidade de ruídos que vem junto com as informações, e não estou me referindo aqui a quantidade de falsas notícias que povoam a rede.

Tenho percebido que as pessoas se acostumaram com a velocidade dessas informações e não conseguem mais diminuir esse acelerador para escutar atentamente as pessoas. Sim, são velocidades diferentes. Nem todas as pessoas têm o pensamento acelerado ou pensam de forma similar.

Cada um tem uma perspectiva única do mundo que o cerca.

 Um dos maiores equívocos da comunicação é achar que meia palavra para bom entendedor basta. Não basta, a comunicação só é eficaz quando todas as partes entendem tudo que está sendo dito. E quem não sabe escutar, dificilmente sabe como se comunicar.

Nessa loucura que é o momento onde vivemos, escutar atentamente o outro está se tornando uma raridade. Ainda mais quando precisamos escutar de forma ativa, completa. Isto é, dar atenção a quem está falando algo.

Desacelere, pense com mais calma e clareza, compreenda tudo o que deseja comunicar e o faça de maneira completa. Cuide com a forma como o que tens a dizer será recebido, seja empático. Procure pensar suas palavras, por vezes o silêncio é necessário e importante para desacelerar esse ruído todo que falamos. Observe o mundo ao seu redor, observe-se. Você consegue escutar, sabe ouvir atentamente? Quando fala, passa todas as informações ou espera que o outro entenda sua meia comunicação? Qual o conteúdo que tens passado? Você é daquelas pessoas que só reclama? Que coloca defeitos em tudo que os outros fazem ou é das que incentiva?  Todos esses pontos são importantes quando pensamos em comunicação.

Comunique-se, afinal, já dizia o velho guerreiro “quem não comunica, se trumbica!”

 

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias