Juarez Nardi

Cultura & Entretenimento
Juarez Nardi
Juarez Nardi

Educação, música, cinema, livros, teatro, eventos e outras manifestações artísticas. O que está acontecendo no universo da cultural regional estará no blog, atualizado semanalmente.

Juarez Nardi
27/11/2017 18h00

As Lágrimas do Palhaço

Coluna Juarez Nardi, 27/11/2017

As Lágrimas do Palhaço

Recentemente o ator Jim Carrey comentou sobre sua depressão e a batalha constante contra a doença, que atinge aproximadamente 350 milhões de pessoa no planeta, segundo informação da Organização Mundial de Saúde. O ator revelou que foi diagnosticado em 2004, durante uma entrevista e comentou sobre os momentos que se está sorrindo no trabalho ou em público, mas internamente o discurso é outro, além dos picos de euforia, ansiedade e isolamento.

A questão, não comentar sobre a depressão de Jim Carrey, mas observar que há pouco tempo atrás, em 2014, os também comediantes de Robin Williams (Patch Adams, Jumanji etc...) e Fausto Fanti (ex- MTV, de Hermes & Renato), cometeram suicídio, revelando o quanto a depressão é subestimada. Alguns pesquisadores acreditam que as pessoas com maior criatividade são os mais afetados pela doença, o que explica o caso de Carrey, Williams e Fanti, que contam e contaram com outros transtornos, como ansiedade e bipolaridade.

Portanto, atores, escritores, pesquisadores, músicos, pintores, jornalistas e publicitários estariam neste grupo, porém esta informação não é um consenso entre os especialistas de psicologia e psiquiatria. Faça uma experiência, selecione dez pessoas ligadas a qualquer tipo de arte ou comunicação social, da sua lista de contatos e observe melhor, talvez você encontre um meio de ajudar um amigo. A estimativa é que uma pessoa que passou por algum momento de depressão tem 50% de possibilidade de ter o segundo.

Currículo

O ''currículo cego'' é uma ferramenta que foi criada aonde o profissional coloca toda a experiência que ele tem, mas não coloca a idade, estado civil, gênero, nacionalidade, para que com isso as empresas possam fazer uma análise do profissional sem nenhuma conexão ou preconceitos, muitas vezes nesta modalidade de currículo, o candidato nem o seu nome informa. A ferramenta vem crescendo na Europa como meio para evitar o preconceito contra imigrantes. Porém a empresa que adotar esta opção precisa estar preparada para receber a diversidade e tirar seus resultados positivos.

Espírito Natalino

Personagens como Shrek, Dora Aventureira, Princesas da Disney e até Harry Potter estão tomando o lugar no palco do natal, pelo menos nos shoppings centers. O que há poucos anos atrás era tudo de Papai Noel como as assistentes, os elfos, as renas e fábricas de brinquedos e biscoitos, se tornou secundário. O Papai Noel ainda tem seu espaço, bem menor do que antes e a estatística o faz ficar em alerta, pois apenas 30% dos shopping no país contam com seus serviços.

Idade

Estudo recente mostra que a idade ganha vida nova e a velhice não é mais o que era antigamente, as pessoas estão vivendo mais e melhor, isso não é novidade. O que chama atenção é que segundo os brasileiros, a velhice pode começar aos 14 anos, segundo os hábitos de cada indivíduo. Já para os australianos, que contam os anos que restam, tratar o envelhecimento com base na idade é algo não adequado, já que podem viver no que tempo que lhes falta, muito mas do que viveram nos anos que já passaram. E para você? Quando deixamos de sermos jovens? O que é uma pessoa velha? Um ótimo filme ''Antes de Partir'', com Morgan Freeman, é uma ótima reflexão sobre o assunto.

Família Addams

O grupo teatral ''Entre Palcos'' estará apresentando o musical ''O Natal da Família Addams'', um espetáculo cativante onde o público se surpreenderá com personagens eternizados pelo cinema como Gomez, Mortícia e Vandinha. O evento acontecerá no domingo, 17 de Dezembro, na Arena Multiuso de Tubarão e tem a entrada franca. O grupo funciona dependências do Museu Willy Zumblick, com aulas e ensaios nas segundas-feiras das 19h as 21h. Mais informações no página do Facebook @entrepalcostubarao.

Não me desaponte

A Cia 24, vídeo locadora e loja de conveniência, em Araranguá, está promovendo uma campanha de doação de materiais escolares usados chamada: “Não me desaponte, disse o Lápis!”. Os materiais serão doados a crianças carentes em fevereiro, pouco antes do retorno as atividades escolares. Mais informações através das redes sociais @companhiavintequatro ou pelo telefone 3524 1361.

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias