Diego Lopez
30/05/2016 14h42

Capitão América: Guerra Civil

"Guerra Civil" é o melhor filme de super-heróis desde O Cavaleiro das Trevas, e é a prova que faltava do desperdício que foi o fraco "Batman V Superman" como um filme de herói contra herói

Capitão América: Guerra Civil

"Guerra Civil" é o melhor filme de super-heróis desde O Cavaleiro das Trevas, e é a prova que faltava do desperdício que foi o fraco "Batman V Superman" como um filme de herói contra herói.

Acompanhamos a complexa trama da aclamada HQ de mesmo nome, que trata de um conflito de ideiais dentro dos Vingadores, que mesmo sob constante ameaça de um vilão com motivos obscuros, encontrando-se em maior perigo por conta de suas próprias diferenças e dos danos que podem causar a si mesmos.

Os irmãos Russo são incrivelmente hábeis ao controlar tantos personagens sem sacrificar o ritmo - as motivações por trás das ações de cada um é sempre clara e mesmo entendendo seus motivos, nos colocamos numa posição tão difícil quanto a dos heróis, já que não é fácil escolher um lado. Tony Stark (Homem de Ferro) toma uma postura surpreendentemente controlada e altruísta, mas não é um homem de fácil empatia; enquanto Steve Rogers (Capitão América) é forçado a tomar o caminho mais difícil em defesa de seu melhor amigo Bucky (o Soldado Invernal), assumindo uma postura nobre, mas egoísta.

Mas ainda que exista um vilão, o filme não se acovarda ao usá-lo como dispositivo para forçar a cooperação entre os heróis no terceiro ato, como foi o caso de "Batman V Superman". O foco sempre é a guerra civil travada entre os protagonistas e o vilão (sem spoiler) dificulta esse conflito cada vez mais.

As cenas de ação são mais orgânicas, surgindo a medida que a história avança e nunca como "desculpa para explodir algumas coisas porque o filme estava ficando chato". E também, por não contar com os Vingadores mais "fantasiosos" (Hulk e Thor), o filme se beneficia imensamente ao apostar em lutas mais realistas e de menor escala, muitas vezes parecendo mais um filme à lá "O Ultimato Bourne" do que um filme de heróis com nomes tipo "Homem-Formiga" e "Pantera Negra".

Na prática, "Guerra Civil" é tão bom quanto poderia ter sido. Não é tão denso e sombrio quanto "O Cavaleiro das Trevas", mas não precisava ser. Assim, já é um grande filme.

NOTA: 4/5

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias