Giulia Assis

Casa Decor
Giulia Assis
Giulia Assis

Arquiteta e Urbanista, que acredita que uma boa arquitetura e decoração, pode trazer praticidade e conforto aos ambientes, e é em busca disso, que compartilho inspirações, tendências e dicas sobre o assunto.

Giulia Assis
06/09/2019 17h27 - Atualizado em 06/09/2019 17h35

Como escolher cabeceiras e 10 inspirações para a sua!

Como escolher a cabeceira ideal, é sempre uma dúvida. Giulia Assis da CASA DECOR trouxe algumas dicas para você não ficar mais tão indeciso. Veja as dicas e se inspire para o seu ambiente!

Fonte: Doma (instagram.com/domaarquitetura)

Qual a função da cabeceira?

Utilizar a cabeceira é muito mais que um adorno no quarto. Ela serve para proteger a parede que arranhões e riscos, criar um encosto confortável para ler ou assistir tv, e ser um bom isolante térmico entre a cama e a parede.

Além de tudo isso, tem a vantagem de transformar o ambiente, e criar setorizações no espaço dentro do ambiente, dando mais sofisticação.
Atualmente a utilização dos materiais para cabeceiras vem dos mais variados tipos, o objetivo passa a ser criar uma setorização visual no ambiente, através de texturas, cores e efeitos.

Existem de vários modelos e tipos, as que já vem com armarinho de cabeceira, ou que conseguem integrar os mesmos, as que servem para intensificar a ideia da decoração no espaço. Os matérias, são desde os tradicionais estofados, aos MDFs, madeiras, papéis de parede, acabamentos decorativos, tintas e outros.

Dica para a escolha da cabeceira ideal

Quartos pequenos e paredes estreitas

Esses devem optar pela verticalização dos móveis. Prefira cabeceiras mais altas que largas, e que destaquem essas linhas verticais. Mas cuidado, não vai levar até o teto, pois a tendência é diminuir o ambiente, se o pé direito for baixo.

Cabeceiras com materiais menos densos, e com menos volume, ou seja, mais chapadas, podem auxiliar em deixar mais sútil e dar mais leveza ao espaço.

Nessa opção eles embutiram os armarinhos na cabeceira, liberando ainda mais a circulação do ambiente. Fonte: HomeFashion (https://homefashiontrend.com/colors-for-baby-room/)
Fonte; https://i.pinimg.com/originals/70/ec/d0/70ecd090c884637ddac588bcd5c985a6.jpg

Pé direito alto

Se você tem o pé direito da casa alto, vale cabeceiras mais amplas, podendo ser alinhadas do chão ao teto, e se o ambiente for estreito. Já nos casos de pé direito alto e um espaço mais largo, pode-se arriscar nelas mais estendidas, integrando os armarinhos.

Nesse modelo a parede é estreita, levaram ela alinhada a cama, mas criando uma continuidade até o teto.

Parede mais larga

Se há a possibilidade de uma cabeceira que fique inteira de fundo nos armarinhos de cabeceira, essas podem dar uma ideia de conjunto ao espaço, criando um bloco visual.

Fonte: https://www.construindominhacasaclean.com/2018/04/5-dicas-de-decoracao-para-quartos-de.html#.XXKlyShKjIV
Fonte: DivinaCabeceira (instagram.com/divinacabeceira)

Iluminação

Muito importante pensar em como se terá os pontos de luz próximos a cama, são ideais para ao despertar a noite, ter uma iluminação mais baixa, que pode evitar acidentes. Utilizar a cabeceira já com uma iluminação embutida, pode ser uma solução de você não gosta de abajures.

Material

Essa é a que mais causa dúvidas entre todos, as de tecido tem todo seu requinte, e trazem mais aconchego ao ambiente. No entanto, pedem uma manutenção na limpeza maior, principalmente para aqueles que tem algum tipo de alergia respiratória. Então se mesmo assim for uma opção desejada, evite as muito trabalhadas, como as de captonês por exemplo, que tendem a acumular mais poeira. Já as em MDF, madeira e similares vão isolar da cama da parede, e terão maior facilidade de limpar.

Inspiração de 10 cabeceiras para chamar de sua

01. As cores da parede já criam um limite, e para deixar mais aconchegante, a almofada fixa na parede em couro.

http://safewayblog.co/ideas-for-providing-one-particular-shadowy-sleeping-quarters

02. Preto e Branco? Aqui a pintura em preto, com as luminárias, acolheu os armarinhos e deu um visual único para a parede

https://www.decorfacil.com/preto-e-branco/

03. Painel de madeira sempre é uma boa pedida.

https://www.tuacasa.com.br/parede-de-madeira/

04. Tachas são sempre um charme a parte, dão nos detalhes mais charme ainda.

05. Uma pegada bem industrial, com aramados, e os detalhes reforçando ainda mais o estilo.

https://www.instagram.com/p/BvkX510lB2R/

06. Captone são mais românticas e delicadas, combinam muito bem com ambientes mais clássicos.

https://www.instagram.com/p/Bb-m6dYgEMN/

07. Ripados, nessa cabeceira os ripados aparecem combinando com as demais cores, trazendo um ambiente totalmente em cinza e branco.

https://gabrielatoledo.com.br/projetos/apartamento-perdizes/

08. Sem cabeceira, a pintura aqui faz esse papel. A combinação das cores mais leves, no estilo candy, deu ainda mais delicadeza ao espaço.

https://www.interior.ru/design/place/5930-sveta-khabeeva-46-kv-metrov-dlya-sdachi-v-arendu.html

09. Alegre e descontraída, essa é a ideia desse quarto. O cinza combinado com o amarelo é sempre uma boa pedida. Aqui a cor sobre até e teto, e continua no mesmo, criando ainda mais essa sensação de marcação.

https://www.interior.ru/design/place/5930-sveta-khabeeva-46-kv-metrov-dlya-sdachi-v-arendu.html

10. Pequenos recortes hexagonais, montados formam essa cabeceira cheia de estilo.

ttps://www.instagram.com/p/BvpztnPhjPR/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1ql4gz4bweyfd

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias