Giulia Assis
04/12/2018 10h11

Varanda: Integrar ou não?

Cada vez menores os apartamentos, as pessoas tem buscado na varanda uma alternativa para amplia-los.

Varanda: Integrar ou não?

Muitas dúvidas surgem se devemos integrar ou não a sacada. Aproveitar esse espaço como um ambiente interno do apartamento ou manter esse ambiente isolado?
A possibilidade em algum momento passa pela cabeça dos moradores, essa mudança pode ser vantajosa ao morador ou não, como veremos a seguir.

Pensando nas dúvidas mais frequentes que vejo nos atendimentos, vamos colocar na balança o que você deve levar em consideração ao escolher ampliar e integrar esse ambiente ao restante da casa. Ficou interessado? Então boa leitura!
Legenda: Moderno e Aconchegante

Vantagens

Vamos começar pelas coisas boas, afinal nada melhor que boas ideias para esse espaço subutilizado no apartamento.

1. Mais espaço útil
A vantagem mais óbvia, e a principal, que leva a maioria dos moradores a optar por essa modificação no apartamento. Um espaço maior, permite sem dúvidas uma decoração com outro planejamento, assim como trazer mais móveis também para a sala de estar. Integrando o ambiente tona mais fácil decorar e usar esse espaço antes vazio.

2. Menos paredes
Retirar paredes, sem dúvida é uma ótima solução para quem pensa em maior liberdade no ambiente, seja na decoração, ou no fluxo da circulação. Retirar portas e janelas, permite criar novas passagens, mais fluidas que permitem por exemplo um layout que se adapta a situação, dia a dia, ou receber convidados.

3. Receba mais convidados
Para quem gosta de receber os amigos e familiares, sem dúvida integrar torna-se uma boa pedida, pois facilita a conversação entre os ambientes, maximiza o layout da sala, permitindo mais assentos por exemplo. E dependendo de algumas situações, a varanda pode até mesmo duplicar o ambiente de estar, dependendo a dimensão da mesma.

4. Iluminação
Menos paredes e fechamentos, traz a sala de estar uma iluminação direta da rua. Isso permite ao apartamento utilizar durante o dia, menos energia. A iluminação natural é muito bem aceita na decoração, pois pode transformar os ambientes sem o risco de ficarem pesados demais.
Legenda: Poltrona da sala de estar na varanda

Desvantagens

Nem tudo é sói alegria, existem os pontos negativos dessa escolha. Vale lembrar que é importante pesar cada item e dar a devida importância na hora de decidir, pois assim vamos conseguir analisar e definir se você deve ou não realizar essa obra.

1. Churrasco
Você deve levar em consideração a frequência que utiliza a sua churrasqueira. É importante lembrar que o churrasco sempre trará cheiro ao apartamento, e isso pode incomodar no futuro. Mesmo com os exaustores mais modernos é inevitável. Se você costuma fazer churrasco om uma frequência grande durante a semana, pode tornar um incomodo, mas se você não faz todos os finais de semana, pode ser uma boa pedida, se você se incomoda com o odor. Caso não tenha problema com isso, a vantagem se integrar a churrasqueira pode criar um espaço social ainda maior.
Dica: Antes de integrar, vale a pena testar se as churrasqueiras dos outros apartamentos não jogam fumaça para o seu, pois até resolver esse problema, recomendo não integrar ainda.

2. Sem varanda
Por mais óbvio que seja, muitas pessoas acabam esquecendo desse detalhe. Assim como integrar a lavanderia com a cozinha, a varanda com a sala, pode ser uma péssima escolha se você só tem esse ambiente para secar a roupa, por exemplo. Além de estragar o que era para ser lindo, o varal torna o ambiente bagunçado. Então é importante pensar numa solução para isso.

3. Ventilação e temperatura
Ambientes integrados ficarão apenas com o fechamento direto para a rua, quando você coloca móveis nesses locais, em dias de chuva quentes, que antes você poderia abrir a sacada, agora não conseguirá mais, pois pode estragar toda a decoração.
Além disso a posição do apartamento em relação ao sol, pode influenciar a a indecência de calor, pois estará em uma pele de vidro, que não possui isolamento térmico na maioria das vezes.

4. Pets
Quem tem o costume de ter a varanda como um espaço exclusivo para os bichinhos, torna essa integração algo a se pensar mais ainda. Principalmente quem passa boa parte do dia fora, é um lugar normalmente utilizado para as necessidades quando não tem ninguém na companhia deles, e isso trata para outro ambiente a necessidade de cumprir esse papel.

E agora? Integrar ou não?

As vantagens e desvantagens vão ser decididas por vocês, isso baseado no seu dia a dia, e na vivencia dos usuários. Você deve avaliar, e pesar na balança antes de decidir, algumas desvantagens, podem ser resolvidas de outras maneiras, por isso é ideal conversar com o profissional que fará a obra. Assim vocês poderão solucionar os problemas de uma maneira, que a integração possa ser feita, ou não.
Legenda: Sala de estar e varanda gourmet integrados

Lembre-se de sempre contar com um profissional qualificado para fazer o projeto de qualquer reforma em sua casa. Principalmente em apartamentos, assim você evita desperdício de tempo e dinheiro.
Gostou dessas dicas? Então aproveite, compartilhe ela com seus amigos em suas redes sociais, e siga a nossa página no Facebook, assim você poderá receber direto em sua timeline conteúdos como esse e muito mais!

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias