Giulia Assis

Casa Decor
Giulia Assis
Giulia Assis

Arquiteta e Urbanista, que acredita que uma boa arquitetura e decoração, pode trazer praticidade e conforto aos ambientes, e é em busca disso, que compartilho inspirações, tendências e dicas sobre o assunto.

Giulia Assis
09/08/2018 14h39 - Atualizado em 09/08/2018 15h18

GESSO: acartonado ou convencional?

Vai aplicar gesso na sua residência, e não sabe qual o tipo que mais trará vantagens a você? Se liga nessa matéria, que vamos explicar sobre os dois tipos de gesso: acartonado e convencional.

GESSO: acartonado ou convencional?

O gesso é utilizado com uma única finalidade, criar um ambiente uniforme, para receber a iluminação e decoração desejada.

Dormitório com rebaixo no forro. – Fonte : (Acesse site da pesquisa)

Podemos considerar que para os dois existem vantagens e desvantagens. Confira:

Gesso Convencional

Muito comum aqui no Brasil, é o forro formado por placas de gesso, que são encaixadas umas nas outras suspensas por um arame e colada nas emendas com massa de gesso. O acabamento das emendas é feito com massa de gesso. Isso torna o acabamento

As vantagens desse método é que ele é barato que o drywall; Desempenho termo acústico um pouco melhor por sua espessura seu maior; Aceita detalhes com molduras;

As desvantagens desse material é que ele é mais estático ocasionando trincas mais facilmente; Muita sujeira na instalação; Tempo de secagem muito maior que o drywall; Em alguns casos apresenta amarelamento; Mais sensível a dilatação térmica fazendo com que o forro estale.

Forro de Gesso comum sendo montado. Fonte

Gesso Acartonado

O forro de drywall, conhecido popularmente como gesso acartonado, chegou a cerca de 20 anos aqui no Brasil, é muito usado nas paredes e forros de grandes construções como shoppings. O sistema drywall consiste em placas de gesso revestidas com papel cartão em ambos os lados, normalmente medem 1,20 x 1,80 por 1,25 cm de espessura, as placas são parafusadas em uma estrutura formada por perfis de aço galvanizado. O tratamento das juntas se dá com fita de papel micro-perfurada e massa especial para drywall.

Gesso acartonado. Fonte

A principal vantagem a instalação mais rápida e limpa; Ele também pode ser usado em grandes áreas e é de fácil manutenção; Material segue normas técnicas; rapidez na secagem podendo ser instalado em um dia e pintado no dia seguinte; Dificilmente trinca;

Já as desvantagens desse tipo de gesso é que ele não aceita molduras decoradas, é mais sensível a umidade; Se não for bem acabado pode soltar ou marcar as fitas das emendas depois de pintado;

Detalhe em parede de gesso acartonado - Fonte

Ambos dependem única e exclusivamente de apenas um fator: a mão de obra competente e qualidade do material, e o quanto você quer investir nessa etapa.

Opte por gesso acartonado sempre que for fazer uma reforma, e não conseguir sair da sua residência, além de mais rápido ele te dará uma obra mais limpa.

E ai, gostou?

Quer que a gente responda suas dúvidas? Mande um email para [email protected] ou deixe seu comentário.

Os textos dos Blogs são opinativos e de responsabilidade dos autores. Não significa que a opinião expressada por eles seja a mesma do Grupo W3.

Recomendadas para você

Outras notícias