Na última sexta-feira, 29, aconteceu a inauguração do Jardim Sensorial Professora Elisabeth de Bem Costa na APAE - Pais e Amigos dos Excepcionais em Araranguá. O projeto traz aos alunos novas formas de desenvolver o olfato, paladar, tato, audição e a visão.

O projeto foi idealizado pela assistente social, Juliana Gridard Carvalho, que inicialmente pesquisou sobre a possibilidade da criação do jardim sensorial, levando em conta que a parte frontal da instituição estava sem utilidade e poderia trazer novidades que auxiliaria na qualidade de vida das pessoas excepcionais.

Após buscas de fontes a assistente social certificou que seria algo benéfico para os alunos. Juliana, a diretora da APAE Clarinda de Vila e o presidente da instituição, Deonel Alves da Silva levaram em mãos o projeto até a 4ª Vara do Trabalho de Criciúma, onde foi aprovado e disponibilizado recursos para conclusão do jardim sensorial.

Segundo Clarinda, diretora da APAE, a equipe já havia tentado executar o projeto em 2018, mas não teve sucesso. A aprovação só veio no início de 2019 e a partir de então, iniciaram a criação do jardim.

O jardim é repleto de plantas comestíveis, no chão há diversas texturas, que os alunos podem sentir ao tirar os sapatos, há plantas de diferentes cores e tamanhos, e um sino dos ventos responsável por estimular a audição dos alunos.

O jardim sensorial recebeu o nome da primeira diretora e fundador da APAE de Araranguá, em memória Elisabeth de Bem Costa, que esteve a frente da luta das pessoas com deficiência entre os anos de 1963 ao ano 1988.

O presidente da APAE, Deonel Alves da Silva, destacou que "como presidente da APAE de Araranguá quero agradecer a parceria e solidariedade de todos os envolvidos, também todos aqueles que confiam no nosso trabalho".

Uma das alunas da APAE, afirma estar muito feliz com a criação do jardim sensorial, e agradece a instituição por sempre buscarem projetos que tragam qualidade de vida aos alunos, trazendo autonomia e desenvolvimento para as pessoas deficientes.

Quer receber notícias pelo Whatsapp? Clique aqui