O turismo tem se tornado uma atividade econômica de destaque no cenário mundial nos últimos anos. Viajar ficou muito mais prático, há milhares de destinos disponíveis e facilidades para quem pretende fazer as malas. Mas ter a garantia que o local escolhido atende as expectativas, nem sempre é uma tarefa fácil, seja para quem pretende viajar ou para o empresário que espera o viajante.

Pensando na expansão do mercado turístico, o professor e doutor Tiago Savi Mondo, lançou o livro “Tourqual: Gestão da Qualidade em Destinos e Equipamentos Turísticos”. Através desta obra, o autor apresenta passo a passo a aplicação da ferramenta responsável pela avaliação na qualidade de serviços turísticos no Brasil. Mondo, também ilustra o funcionamento da Tourqual trazendo cases específicos, que auxiliam o leitor a aprender de maneira mais dinâmica.

Para Mondo, fazer o uso desta ferramenta é essencial, devido a alta competitividade no segmento. Através das informações adquiridas pela Tourqual, é possível encontrar novas alternativas e entender melhor o público, o que é uma necessidade na região. “No ponto de vista do desenvolvimento turístico, uma região se desenvolve quando age de maneira coletiva. Para que isso ocorra é necessário que o poder público auxilie com subsídios, a fim de que a sociedade civil organizada juntamente a iniciativa privada, fortaleça o turismo. Faz parte disto, destacar as ofertas atuais ou melhorar as existentes, através da criação de rotas e roteiros e a vinda de novos produtos, restaurantes, hotéis e atrativos”, finaliza.