“Em 2004 minha mulher foi convidada para uma reunião e eu não sabia o que era. Estava recém aposentado, não podia nem chegar perto de gravata e sapato social. Chegando lá, vi todo mundo bem vestido - eu estava de bermuda e chinelo de dedo - quis ir embora porque acreditava que ali não era meu lugar. Fui tocado pelo Lions em uma reunião de trabalho. Onde foi definido a construção de uma casa para uma família carente. Participei do projeto e em oito meses entregamos o imóvel. Foi onde tive a chance de participar da transformação da vida de alguém”. Este foi o início da trajetória do governador do distrito LD9, Ademir Corrêa Martins. Com 15 anos de história, esta é a primeira visita realizada em Araranguá com o novo título.

A passagem do Governador por Araranguá foi marcante, Corrêa Martins, veio ao município para reforçar o compromisso, apresentar as metas e parabenizar os clubes pelo resultado. “Nosso principal objetivo hoje é o Hospital de Olhos, sem dúvidas. Estamos em fase de conclusão. Pretendemos equipa-lo logo, para que no próximo ano ele possa estar funcionando. Essa instituição é um sonho muito antigo e agora podemos enxergar que nosso objetivo está quase concluído”, salienta.

Emocionado, o governador aproveitou a visita para rever companheiros e conhecer as atividades realizadas aqui mais de perto. “É sempre muito bom estar aqui. Eu fico muito feliz, fui bem recebido. Conheço grande parte dos companheiros desta cidade, tenho grande carinho por este lugar. O Lions em Araranguá tem muito potencial, temos aqui três grandes clubes”.

Para a presidente do Lions Clube Araranguá Águas Verdes, Francisca da Costa Peruch, a visita é sem dúvidas um incentivo para se empenhar ainda mais nas ações. “Todos nós assumimos em 1° de julho, nós de presidente e ele de governador. A visita é de uma importância muito grande, é de grande aprendizado para todos nós. Ele veio somar, trazer esclarecimento sobre os desempenhos, aumentar nossas metas e aumentar os números de associados”, conta.

Para o empresário Marcos Patrício, presidente do Lions Clube Araranguá Sul, a presença do governados sinaliza mudanças. “Eu sou novo dentro do clube, mas acredito no sentimento de renovação e união. Temos três Lions em Araranguá, é hora de nos unirmos para alcançar os nossos objetivos”.

Para o presidente do Lions Clube Araranguá Centro, Cleber Casteller a passagem do governador é um lembrete de estar no caminho certo. “Estou desde 2006 nesta caminhada. Aprendi que a gente não pode ir muito longe sem ajudar alguém. Fazer parte deste clube, me faz levantar todos os dias e sentir gratidão. Reconheço que por estar em um lugar privilegiado, encaro como um dever ajudar o próximo e este é o espirito do Lions”, salienta.

Futuro

O secretário de gabinete, Gerson Rumayor, aproveitou a visita à Araranguá para trazer a região mais um ponto de extensão do projeto Quem Ama Protege, que visa a prevenção ao desaparecimento e a violência contra as crianças. “Quando começamos o trabalho, não existia nada em Santa Catarina falando sobre isso. Foi um trabalho lento, visitando escola por escola. Agora possuímos uma delegacia especializada, temos o serviço de papiloscopia que faz a progressão de idade, conquistamos também políticas estaduais e se tornamos exemplo para o mundo todo, mas ainda há omissão sobre o tema”.

Por existir diversos fatores que levam ao desaparecimento de crianças, manter um diálogo na sala de aula é a melhor opção. “Todos nós temos um prazo de validade e temos que procurar uma maneira de perpetuar a prevenção. O desaparecimento e as suas causas são complexos e seria de extrema importância uma disciplina de prevenção nas escolas. Para chegar nisto, criamos este projeto. Voltarei em Araranguá para falar melhor sobre o Quem Ama Protege, acredito que os clubes daqui têm muito potencial para levar isto para frente”, finaliza.