300 livros infantis serão distribuídos para as Escolas Municipal Itoupaba, Corujinha Sapeca e Tia Valda nesta sexta-feira, 9. As obras fazem parte do “Estante de Histórias”, projeto desenvolvido pela VR Projetos Culturais e Sociais e que integra a iniciativa de incentivo à leitura “Abre Aspas”, promovida pela Alliance One e pela China Brasil Tabacos. No mesmo dia, às 08h30, ocorre uma oficina sobre contação de histórias, ministrada pela escritora Marô Barbieri, na Escola Municipal Nova Divinéia.

Em 2018, as escolas estaduais Castro Alves e Neusa Ostetto, além da creche municipal Jardim Cibele, também receberam estantes. O projeto tem o objetivo de promover a leitura entre as crianças, disponibilizando livros infantis selecionados por profissionais da área de educação. “A ideia é que as estantes sejam utilizadas como peça de apoio para professores e bibliotecários promoverem a leitura”, destaca Daiane Aguirres, técnica administrativa de Responsabilidade Social da Alliance One.

Cada estante contém 100 livros infantis e diferentes adereços para facilitar a contação de histórias em sala de aula, além de cartilhas de atividades para professores e alunos. O móvel também pode ser utilizado para armazenar outros livros, pois comporta até 600 exemplares, além de materiais de atividades cotidianas.

Neste ano, 7 mil livros serão distribuídos através do “Estantes de Histórias” para escolas públicas de 35 cidades, do norte ao sul do país. “Para formar leitores e estimular o hábito entre as crianças, que cada vez mais estão sendo conquistadas pelos novos estímulos virtuais, é preciso dar acesso à literatura infantil de qualidade”, reforça a diretora da VR Projetos, Vera Shida.

Abre Aspas

Desde sua fundação, dando continuidade ao trabalho iniciado por suas antecessoras, a Alliance One e a China Brasil Tabacos desenvolvem uma série de projetos nos estados da Região Sul, com foco na educação e na erradicação do trabalho infantil. Acreditando no poder transformador da leitura na compreensão do mundo, para conhecer a diversidade e exercitar a empatia, para ampliar a cultura, além de desenvolver uma consciência reflexiva e cidadã, as empresas desenvolvem o Programa “Abre Aspas”, que reúne iniciativas para estimular e facilitar o acesso à leitura.

Sobre a VR Projetos

A VR Projetos Culturais e Sociais Transformadores é uma empresa que desenvolve projetos culturais voltados a transformação social e facilita o uso das Leis de Incentivo por empresas. Ao mesmo tempo, explica que as leis de incentivo podem ser usadas como ferramenta de transformação social.

SERVIÇO:

O QUE: Escolas de Araranguá recebem três estantes com livros infantis.

OBJETIVO: Promover a leitura junto às crianças da cidade.

QUANTOS LIVROS: 300.

QUANTOS BENEFICIADOS: Estima-se beneficiar cerca de 3 mil pessoas no ano.

QUEM REALIZA: VR Projetos Culturais e Sociais, Alliance One e China Brasil Tabacos.

DATA, LOCAL E HORÁRIO (OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS): Dia 9 de agosto, às 08h30, na EBM Nova Divinéia.

Fonte: Assessoria de Imprensa