Ações de preservação ambiental são atitudes que devem ser incluídas logo cedo na vida das crianças. Com esta premissa, na última semana, os alunos da Escola Municipal Itoupaba participaram de uma gincana especial, proposta por funcionários da Alliance One - empresa do ramo do tabaco localizada no município.

Dividida em duas etapas, a competição ocorreu nas dependências da instituição de ensino. Os alunos foram desafiados a arrecadar garrafas, tampinhas plásticas, lacres de alumínio, pilhas e baterias de celular, atividade que compreendeu a primeira fase. O material arrecadado será destinado à reciclagem, pela empresa, com valor revertido à escola. Já a segunda etapa foi dividida em quatro ações, que também geravam pontuações aos times formados pelos estudantes: elaboração de um nome para a equipe; concurso de fotos, com o tema natureza; separação correta de resíduos; e plantio de árvores.

Todas as atividades foram supervisionadas pelos funcionários da Alliance One e educadores da Itoupaba. Segundo a diretora da instituição, Sanai Mezari Preis, a disputa promoveu a conscientização e destacou a importância da preservação do meio ambiente. “Foi uma experiência bastante positiva, pois além de trabalharem em equipe, eles entenderam a importância de ações simples de nosso dia a dia, que fazem a diferença no mundo onde vivemos”, refletiu.

Ao final, os pequenos participaram de um bate-papo sobre proteção ambiental, receberam medalhas e troféus, fornecidos pelos funcionários da empresa, e subiram a um pódio produzido com pallets, também providenciados pela Alliance One. “Nesta competição, não importou quem ficou em primeiro, segundo, ou terceiro. Quem ganhou foi o meio ambiente”, destacou Carmo Simianer, um dos voluntários da empresa na ação.

As práticas empregadas pela Alliance One, bem como os projetos que lidera, são formas de incentivar e influenciar atitudes inovadoras nas comunidades onde está inserida. Nesse sentido, a empresa busca compartilhar valor através do apoio a projetos sociais e ambientais, além de proteger o meio ambiente mediante o uso sustentável de recursos.

“A preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, a mitigação dos impactos ambientais significativos e a prevenção da poluição relacionada aos resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas são compromissos firmados pela Alliance One”, reforçou o coordenador de Gestão Ambiental, Jonathan Linhares.

Fonte: Braulio Staub