Na última sexta-feira, 5, a reportagem do Grupo W3 publicou uma matéria denunciando as condições precárias do Centro de Educação Infantil Pequenos Notáveis, localizado no bairro Sanga da Areia. Atualmente atendendo 77 crianças, a creche passa por diversos problemas.

Os pais alegaram abandono por parte da prefeitura de Araranguá. O centro Pequenos Notáveis estava sem responsável pela coordenação há dois meses, um quadro de funcionários insuficiente e problemas estruturais como a situação dos muros, rede elétrica e do parquinho.

Ontem, na quarta-feira, 10, entrevistamos a secretária de Educação, Ariane Almeida, que esclarece e conta qual será o futuro da creche. “Gostaria de iniciar dizendo que nós entendemos esta busca da comunidade por melhorias. A Pequenos Notáveis é uma CEI que vem de uma coordenação problemática, inclusive, até o “abandono” pontuado pelos pais na matéria publicada por vocês, foi um dos motivos para a troca de coordenadora”.

A secretária conta que uma nova profissional já foi contratada e deve iniciar as atividades dentro da próxima semana. “Na última quinta-feira, 4, nós contratamos uma coordenadora já com experiência na área. Dentro da próxima semana, ela já estará trabalhando no CEI. Estamos colocando todas as nossas fichas nesta nova profissional, para dar uma revigorada no CEI. Nós precisamos de alguém que esteja lá, interessada em buscar progressos e desenvolvimento”, salienta.

Pais estavam cientes

Ariane conta que um diálogo já tinha sido estabelecido com a comunidade e que as providências cabíveis foram tomadas no mês passado. “Nós já havíamos conversados com alguns pais representantes que passaram estes problemas para a secretaria. Inclusive, no dia 27 de junho, solicitamos a contratação de uma empresa para realizar a reforma do CEI. Deste lá, foi realizado um processo licitatório com três empresas e já foi realizada a contratação de uma delas. Na segunda-feira, 8, foram iniciadas as obras”, explica.

Ariane conta que as reivindicações dos pais foram ouvidas e que elas serão atendidas. “Serão realizados na intuição reparos no muro e calçadas, troca de portão, pintura externa, reestruturação da rede elétrica, adequação dos chuveiros e reforma do parquinho. Com toda a certeza, os pais e a comunidade podem ficar tranquilos, pois as demandas serão atendidas”, finaliza a secretaria.