No último domingo, 2, foi realizado mais uma edição do Mutirão de Limpeza da Praia do Morro dos Conventos. As equipes inciaram a concentração às 8h no Beco das Dunas. No momento da inscrição cada voluntário recebia um colete de identificação do evento.

A ação contou com uma equipe do Grupo Remada Sul que “varreu” aproximadamente 500 metros da margem direita, nas proximidades do Yate Clube. Além dos caiaques o grupo usou também os pranchões do stand up paddle para o recolhimento do lixo nas margens do Rio Araranguá.

Outro grupo seguiu por terra percorrendo as trilhas próximas ao paredão do Morro, além da beira da praia. Foram distribuídos aos voluntários 300 sacos de 100 litros e todos voltaram cheios principalmente de lixo plástico que provoca um grande volume de material recolhido.

Dados interessantes recolhidos pelos voluntários é a variedade do lixo. Nas trilhas foram encontradas garrafas de vidro, e devido à localização, provavelmente jogadas da rampa de decolagens no paredão do Morro. Como há vegetação as garrafas não quebraram.

Segundo a diretora Operacional da FAMA, Karine Ferreira Neves, nas margens do rio foram recolhidos galões de óleo vazios, chinelos, caixas de isopor e até capacetes de motociclistas. “As garrafas pet lideraram entre os itens mais recolhidos. Todas tiveram as tampinhas removidas e doadas para uma entidade beneficente”, salientou.

A equipe que ficou com a beira da praia ficou surpresa com a variedade do lixo descartado nas areias. Eram sofás, geladeira e televisor, entre outros. Tudo descartado de forma irresponsável.

No encerramento a organização projetava uma estimativa do que fora recolhido em cinco horas de trabalho durante o Mutirão. No total pode chegar perto de uma tonelada todo o volume recolhido.

Agora os organizadores planejam uma próxima edição, ainda sem data definida. Numa realização da FAMA(Fundação Ambiental do Município de Araranguá)o evento contou com a dedicação dos voluntários; do Grupo Remada Sul, do SAMAE, do Governo do Município de Araranguá, através do Departamento de Turismo, Secretaria de Obras, do COAMA, dos Supermercados Abimar e da Lambe e Gela Sorvetes.

Fonte: Assessoria de Comunicação