Passar em medicina não é fácil, seja na rede particular ou pública, a vaga da graduação é uma das mais disputadas no país. A trajetória de quem decide seguir esta carreira exige muito esforço e dedicação, são horas dedicadas aos estudos, com ingredientes importantes como o foco, preparo psicológico.

As vezes, a escola não oferece todo o suporte necessário e uma alternativa para quem sonha em cursar medicina são os cursos pré-vestibulares - na região, o curso oferecido pelo Colégio Futurão é o mais tradicional. Com mais de 20 anos de história, o Pré-Vestibular Futurão se destaca por se aprimorar e conseguir um número maior de aprovados anualmente.

Vanessa Daros de Luca, é um exemplo, ela foi aprovada em medicina nas Universidade Federal da Fronteira Sul em Chapecó e na Unipampa de Uruguaiana. E o aluno Jean Patrício, foi aprovado em medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Araranguá e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vanessa é formada em farmácia, na saúde encontrou sua vocação. O sonho em cursar medicina veio da vontade de ajudar mais pessoas. “Eu já possuo uma graduação e trabalho na área da saúde. Durante esses anos trabalhando como servidora do SUS, notei que poderia fazer mais pelas pessoas como médica. Sempre gostei desta área e então decidi me focar. Comecei ir atrás, estudava sozinha em casa mesmo, mas notei que precisava de ajuda. Procurei o Pré-Vestibular Futurão, acabei gostando da estrutura que ela proporciona. Sem dúvidas o curso foi essencial para a minha aprovação”.

Há cinco anos Jean vem tentando a aprovação para medicina, também graduado na área da saúde, com 35 anos decidiu persistir e agora comemora a aprovação. “Trabalhei na enfermagem seis anos, desde que tive contato com a saúde me apaixonei e não consigo me ver fazendo outra coisa. Surgiu o interesse em cursar medicina e em 2014 iniciei os estudos. Passei por diversos cursos até que finalmente com o Futurão consegui a aprovação".

Jean fala que o apoio das mais diversas pessoas do Pré-Vestibular Futurão somaram nesta conquista. "Toda a equipe fez a diferença. As vezes tudo que nós precisamos é de alguém que nos incentive, pois ao longo dos anos eu pensei várias vezes em desistir, a idade pesa, mas tive todo o apoio e o resultado veio".

Pré-vestibular

Com a especialidade em aprovação em engenharia e medicina, o curso possui material de referência no Brasil - o Sistema de Ensino Poliedro. O diferencial, é o suporte oferecido aos alunos. A estrutura do curso possui acompanhamento psicológico, nutricional, plano de estudo personalizado e uma equipe de monitoria, tudo isso para incentivar o aluno.

Com a vinda do curso de medicina em Araranguá pela UFSC, o curso decidiu se especializar ainda mais e já demonstrou seus primeiros resultados. Segundo a assessora pedagógica, Natana Prusch, a ideia é aprimorar ainda mais. “Esperávamos por isso há muito tempo, no momento em que descobrimos que o curso de medicina seria uma realidade, tivemos a iniciativa de criar um intensivo para a UFSC. Nossa equipe de professores desenvolveu o material didático exclusivo e os alunos tiveram uma preparação especial.