A Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense – ACIVA, recebeu na noite de segunda-feira, 11, o doutorando em administração pela UDESC, Vinicius Schambeck, para uma palestra sobre Sucessão Familiar.

O palestrante destacou pontos importantes aliados ao tema, como por exemplo, saber separar a empresa da família. “A empresa é um ambiente de produção, focada em resultados. A família é um ambiente de convívio", pontuou Schambeck.

Conforme Vinicius, falar de sucessão é um assunto bem delicado e deve ser tratado com bastante respeito e consenso. “É difícil, pois estamos pensando em tirar o dono da empresa e substituí-lo por outro. Mas, é importante pensar nesse processo antes de ser tarde”, explica.

O palestrante também destacou que a sucessão familiar é um processo continuo e não um ato, que deve ser iniciado o quanto antes. “Se deve dar início (no processo) quando o antecessor está em seu melhor momento, com autoridade e autonomia; respeitar profundamente a capacidade das pessoas de eleger seu futuro; mediar os conflitos de ideias entre as gerações; buscar capacitações e o consenso harmonioso são pontos fundamentais no processo”, concluiu Schambeck.

ACIVA lança oficialmente o FAN 2018

O presidente da ACIVA, o empresário Beto Rizzotto aproveitou a oportunidade para lançar oficialmente o FAN 2018 (Fórum ACIVA de Networking), que está previsto para acontecer entre os dias 16 e 18 de outubro. O evento chega a 6ª edição reunindo workshop, palestras e sessão de negócios regional.

Dentre os cases de sucesso que já estão confirmados, está o Ramon Maciel, da Simples Dental e Antonio Pereira, o Tonhão da AM Formaturas.

Fonte: Ana Acordi