O município de Araranguá no dia 7 de maio contará com a presença do projeto itinerante da Samsung, o CineSolar, que faz a utilização de placas solares para a transmissão de filmes de forma gratuita. A amostra do projeto funcionará na praça Hercílio Luz a partir das 18h, e em caso de chuva a projeção será feita no colégio Murialdo.

A inciativa Plant fot the Planet estará oferecendo também workshop das 8h30 às 15h30 sobre consciência ambiental para as crianças. O evento também irá estar plantando árvores em algumas avenidas do município, e ao final, quem participar leva para casa um certificado de Embaixadores da Justiça Climática. O evento contará com a presença de quatro escolas municipais, uma estadual e também do colégio Murialdo.

A iniciativa de trazer a ação para Araranguá surgiu no campus da Universidade Federal de Santa Catarina. “Tivemos uma palestra sobre o Plant For the planet e alguns alunos demonstraram interesse e se seria possível iniciar aqui. Dois professores, então, iniciaram com o Projeto de Extensão, que hoje é coordenado pelo professor Claus Troger Pich”, explica a universitária Sophia Saldanha Biondi.

O Plant fot the Planet começou na Alemanha em 2007, com uma criança de 9 anos de idade, que observava os adultos, e notou que eles não estavam preocupados em mudar a situação ambiental do planeta. O objetivo inicial do projeto era plantar 1 milhão de árvores na Alemanha. Depois de alcançar o objetivo, o projeto aumentou e se espalhou pelo mundo todo. E agora tem como sua nova meta, o plantio de 1 trilhão de árvores, com a campanha Plant Ahead.

No início de 2017 foi fundado o Plant for the Planet aqui em Araranguá, atualmente o projeto realizamos atividades no colégio Maria Garcia Pessi, CAIC e com o Grupo de Escoteiros da cidade, onde conseguiram o feito de plantar 148 novas árvores na cidade.