A segunda reunião para a realização da Ação Global aconteceu nesta segunda-feira, 16, no Auditório do Samae. Faltando apenas 40 dias para chegada do evento, a reunião teve como objetivo principal o alinhamento das secretarias municipais, além dos retornos de tarefas e o resultado de propostas. O debate se estendeu até as áreas mais técnicas da ação, como fornecimento de tendas, e a criação de pontos de água e luz no local.

Segundo Kenia Chechetto Farias, supervisora do Centro de Promoção da Saúde do Trabalhador, e responsável por mediar a reunião, o tema deste ano será "Educando para transformar", e tem como intenção sensibilizar e motivar a sociedade para que a educação seja um ponto de partida para transformar o coletivo. "A educação se relaciona com tudo, uma vez que ela esteja voltada para formar conhecimentos, isso trará desenvolvimento em todas as áreas da sociedade" ressalta Kenia.

Embora a grade do evento ainda não esteja definida por completo e, por isso, ainda está sujeita a modificações, segundo Kenia Chechetto, a Ação Global receberá na área da saúde a realização de testes rápidos, como os de glicemia - para a identificação de diabetes, DSTs, verificação e orientação aos cuidados com hipertensão arterial, além de consultas médicas, atendimentos odontológicos, pré-natal, exame para a acuidade visual e optometria.

Serão prestados também serviços de consultoria jurídica, planejamento familiar, orientação de aleitamento materno, realização de cortes de cabelo, bazar de roupas, divulgação dos projetos da Policia Militar e da Polícia Civil, além de diversas oficinas.

Entenda a Ação Global

O evento de caráter social é a maior mobilização social do país, tem sua história iniciada em Minas Gerais no ano de 1991, e se mostrou tão bem-sucedido que em 1995 a inciativa começou a funcionar em âmbito nacional. De lá para cá, a pareceria do SESI com a Rede Globo visa trazer serviços gratuitos que beneficiam a população.

A festa inicia simultaneamente em todo o país, e é escolhido apenas uma cidade em cada estado para receber a Ação Global, e desta vez o evento será sediado pelo município de Araranguá. A organização busca parcerias com outras entidades, de forma voluntaria para ofertar os serviços à população, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Fonte: Fotos: Miguel Silveira