Apesar de ter sido um ano difícil para a economia num todo, 2017 encerra da melhor maneira possível na maior cidade do Vale: com a realização do tradicional Natal Verão. O evento, que neste ano trará diversas atrações artísticas e culturais, promete ser um atrativo para movimentar o comércio local, trazendo turistas e moradores de outros municípios para Araranguá. É com esta expectativa que a diretora de Turismo, Helen Becker, diz ter desenvolvido a programação, bem como a decoração temática para o evento.

De acordo com a diretora, entre as primeiras preocupações do departamento está o prestígio da cultura local. “O nosso foco será o fomento da cultura, por meio de uma programação que possa atrair as famílias para a área central da cidade e, ao mesmo tempo, valorizar os talentos de Araranguá e região”, explica.

Entre as novidades preparadas para esta edição está a realização de apresentações de corais nas janelas da Casa da Cultura. “Queremos resgatar o sentimento do Natal. Nesta época, todos nós ficamos mais sensíveis, então decidimos seguir esta linha para as apresentações. A Casa de Cultura estará toda iluminada e enfeitada com alguns adornos e os corais poderão se apresentar em suas janelas. Tem tudo para ser uma grande atração”, ressalta.

Segundo ela, serão 14 dias de atividades consecutivas, com a apresentação de teatros, corais, terno de reis, além de shows com músicos da cidade e região. “Para isso, teremos uma estrutura montada na Praça Hercílio Luz, com palco principal, iluminação e tendas secundárias para abrigar o público presente”, relata.

Iluminação

Quanto à iluminação da cidade, o departamento optou em valorizar a área central. Desde a entrada de Araranguá, passando pelo Relógio do Sol – que recebe uma estrutura especial, com pergolado e vários enfeites natalinos – seguindo pela avenida Sete de Setembro, onde há a montagem da estrutura principal do evento na Praça Hercílio Luz e também alguns atrativos no Calçadão – até chegar no cruzamento da avenida em frente o Colégio Murialdo, os postes e árvores devem receber iluminação e ornamentos. “Nos preocupamos em não denegrir as árvores ao longo da avenida, por isso, optamos por utilizar mangueiras de iluminação apenas nos caules e alguns adornos de ferro espalhados pelo canteiro central”, revela.

Já no Calçadão, local que concentra o maior número de lojas, a decoração foi realizada em parceria com a CDL e com a Associação dos Lojistas do Calçadão. A Câmara de Dirigentes Lojistas irá disponibilizar o jingle, os holofotes, o Papai Noel e o trenzinho, que será restaurado para realizar passeios com as crianças.

Morro dos Conventos

Outro diferencial deste ano será a extensão da iluminação para o Morro dos Conventos, que irá receber adornos, mangueiras luminosas e um espaço especial para fotos. “Um dos pontos que será iluminado será o paredão de acesso à praia. Não poderíamos deixar o Morro de fora, afinal, é o nosso balneário, que atrai milhares de pessoas durante a temporada”, afirma.

Programação

A programação, que conta com mais de 50 apresentações artísticas e culturais diferenciadas, tem início nesta sexta-feira, 1º, com o cerimonial de abertura a partir das 19h30 na Praça Hercílio Luz. Já no sábado, 2, ocorre a abertura oficial do Natal no Morro dos Conventos, a partir das 19h. E no domingo, a partir das 19h, ocorre a chegada do Papai Noel.

Campanha de Natal

Na última semana, ocorreu o lançamento oficial do Natal Verão 2017 na Câmara de Vereadores de Araranguá. Na oportunidade, o prefeito, Mariano Mazzuco, fez um desafio à secretária de Turismo: que ela iniciasse uma campanha de incentivo à decoração e iluminação de Natal. “Aceitamos o desafio e já estamos convidando os moradores e comerciantes a enfeitarem suas casas e comércios, para que possamos espalhar este clima tão mágico que o Natal tem por toda a nossa cidade. Convidamos todos a enfeitar casa ou seu local de trabalho e deixar Araranguá ainda mais bonita neste final de ano”, finaliza.

Fonte: Fotos: Miguel Silveira