Atualmente com 3,5 mil associados, atuando nas regiões da Amesc e Amrec, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde está sob nova direção. O técnico em Enfermagem João Batista Martins Estevam foi eleito na última semana e em visita à Revista W3, fez uma pequena prospecção de como deve ser o seu trabalho pelos próximos quatro anos.

Participando ativamente da diretoria do sindicato desde 2009, João Batista assume a presidência com determinação em trabalhar pelos associados. A posse da nova diretoria, que é composta por 19 integrantes, incluindo suplentes e conselho fiscal, ocorre no dia 6 de maio.

Conheça um pouco mais sobre as expectativas e principais ações de trabalho do novo presidente:

Qual sua expectativa para a gestão à frente da presidência?

Nossa expectativa é de que o projeto que idealizamos possa ser aplicado. Um sindicato deste porte não é feito apenas pela figura do presidente, mas pela diretoria completa e as coisas só darão certo se a nossa equipe trabalhar em conjunto. E é nisso que acreditamos, montamos uma diretoria com pessoas capacitadas e cheias de vontade em trabalhar.

E quais são suas prioridades para o sindicato?

Existem várias ações que pretendemos por em prática. Entre elas, melhorar a fiscalização dos processos de trabalho das empresas que empregam a categoria, por exemplo, em nosso site, hoje nós temos um campo de denúncia anônima e devemos aprimora-lo. Outra prioridade será a assistência jurídica, que é um serviço de extrema importância ao nosso associado, muitas vezes, não fosse o apoio do sindicato, os trabalhadores teriam perdido suas causas. Graças a este serviço, a nossa entidade já assegurou mais de R$ 3 milhões aos trabalhadores. A ampliação de nossa sede social também é uma ação planejada por nossa gestão, pois devido ao número de associados, muitas vezes, o espaço acaba se tornando obsoleto. O Portal de Transparência em nosso site é outra meta de trabalho, pretendemos postar periodicamente a prestação de contas de nossas ações e movimentações financeiras. E por último, outra de nossas prioridades será a busca pela redução da jornada de trabalho.

O Hospital Regional de Araranguá é sempre um dos principais gargalos na área da saúde. Para o sindicato qual a avaliação da atual gestão?

Desde a época em que a Unesc administrava o hospital nós enfrentamos diversos problemas com o Hospital Regional, mas nos o vimos como apenas mais um dos hospitais que trazem transtornos e prejuízos no que se refere a questão do trabalhador. Naquilo que se refere ao atendimento ao público eu prefiro não comentar, porque envolve muitas outras questões que não são prioridades do sindicato, nosso foco é o trabalhador.

Eleição envolveu mais de 1,8 mil associados

Com 86,99% dos votos, o atual secretário do Sindicato, João Batista Martins Estevam foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde) nos últimos dias 8 e 9 de fevereiro.

Com chapa única, dos 3.140 votantes, 1.859 disseram sim, 249 disseram não, 19 votaram em branco e 10 anularam. O atual presidente, Cleber Ricardo da Silva Cândido, segue na direção como tesoureiro. O presidente eleito agradece a todos os associados pelo voto de confiança e reafirma o compromisso de manter a luta em defesa de todos os trabalhadores. “Apesar do trabalhador da saúde ser muito desvalorizado em todos os pais, não podemos desistir de buscar ações para conquistar melhores condições de trabalho, salário e, ainda sobrar tempo para a família”, pontua o presidente eleito.

Ele destaca o papel da força feminina na categoria em 87,3% com dupla e até tripla jornada. “São guerreiras e merecem mais respeito”, analisa. Entre as principais propostas da nova gestão estão: fiscalizar as ações das empresas que empregam a categoria; ampliar os convênios de serviços que atendem os associados; ampliar assistência jurídica; fortalecer as campanhas salariais e de condições de trabalho para ampliar as conquistas; ampliar a sede recreativa com mais salões de eventos e mais uma piscina e, criar um portal da transparência para que os associados tenham de forma mais simplificada o acesso as informações financeiras do sindicato. Foram disponibilizadas oito urnas em diversos locais de Criciúma e vale do Araranguá para a votação. A posse será realizada dia 06 de maio.

Fonte: Assessoria de Imprensa