A partir de fevereiro, os araranguaenses terão um novo serviço a sua disposição: sempre que houver previsão de vendavais, ventos costeiros, ressaca e chuva intensa, alertas serão enviados pela Defesa Civil Estadual por mensagens SMS. A ação integra o projeto piloto promovida pelo órgão, junto com o Cenad, Anatel e operadoras de telefonia móvel.

Inicialmente, o projeto irá abranger apenas 20 cidades de Santa Catarina. Na região, Araranguá foi o único município contemplado. De acordo com o coordenador Regional de Defesa Civil, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, o principal objetivo é informar a população. “Esta fase inicial terá duração de 120 dias. 65 dias após o término desta primeira etapa, será dado início à segunda fase, que será nacionalizada”, explica.

Cadastro já pode ser realizado

O envio das mensagens por parte da Defesa Civil só iniciam em fevereiro, mas o cadastro no projeto pode ser feito desde já. Basta encaminhar o CEP (pode ser o da sua rua) para o número 40199 via SMS. Já para cancelamento do recebimento de alertas, a mensagem deve conter o CEP da cidade e a palavra ‘sair’. “Os custos serão bancados pelas operadoras de telefonia móvel, não trazendo nenhum custo para a população. É um projeto que tem tudo para dar certo”, destaca Sebastião.

Fonte: Fotos: Ilustração