“A natureza é nossa maior herança”. A frase escrita em letras garrafais contida em uma das placas alusivas ao Projeto “A Praia é nosso pico”, traduz com exatidão o objetivo da iniciativa que visa despertar uma consciência ambiental na população. Em sua quarta edição, o projeto idealizado pelo gestor em turismo e especialista em gestão ambiental, Giovane Rosa-Gica, vai tomar conta de Balneário Ilhas.

O evento está programado para ocorrer no próximo dia 21 de janeiro e são esperados mais de 300 voluntários que estarão envolvidos em uma grande faxina para limpar um dos principais cartões postais de Araranguá. “Estaremos recolhendo todo lixo que é depositado de forma irresponsável às margens do Rio Araranguá e acaba vindo parar no mar, causando sérios danos ao meio ambiente. Além de combater esse tipo de prática, queremos despertar a consciência nas pessoas para auxiliar na preservação do meio ambiente”, informou.

Ainda de acordo com Gica, na última edição além de entidades como CDL, Bombeiros, FAMA e Polícia Militar, um grande número de voluntários se mobilizou para limpar o Morro dos Conventos. O projeto que aconteceu em janeiro conseguiu arrecadar quase 1,5 tonelada de lixo que foi retirado das dunas da principal praia de Araranguá. “Agora um novo exército está se formando para fazer uma grande faxina em um novo ponto turístico. Queremos chamar a atenção para o problema e passar a mensagem que é preciso antes de receber os turistas, limpar a nossa casa. Todos estão convidados para este grande mutirão” convida.

Recepção os voluntários

E quem estiver disposto a arregaçar as mangas será muito bem-vindo. Segundo Gica, os voluntários serão recebidos com um farto banquete de frutas e sucos e terão toda a estrutura para ajudar no mutirão. Eles receberão luvas e sacos de lixo e o material arrecadado terá destino correto a ser dado pela empresa Colix.

Revista W3 é parceira

Apoiando a iniciativa, a Revista W3 também vestiu a camiseta e estará participando das atividades que fazem parte do projeto. Durante a tarde desta segunda-feira, o coordenador Giovane Rosa visitou a redação da W3 para confirmar a presença do veículo de comunicação que ficará responsável por divulgar as ações relacionadas a causa.