A Câmara de Vereadores de Araranguá expandiu a divulgação feita por meio da sua página oficial do facebook, cujo endereço é CMVA. Respaldada pela Mesa Diretora, a Assessoria de Imprensa da Casa Legislativa utiliza esta ferramenta da rede social para conceder informações de interesse coletivo como concursos púbicos, notas sobre educação, saúde, segurança pública, além de notícias relativas a atuação dos vereadores, tramitação das matérias, funcionamento da Câmara.

RETRATOS E RECORDAÇÕES

A inovação, no entanto, foi a criação da seção “Retratos de Araranguá”, através da qual semanalmente são divulgados pontos turísticos e panoramas de diferentes locais do município, além da seção “Recordar é viver” com a finalidade de valorizar os talentos “pratas da casa” e valorizar fatos importantes, contribuindo para que seja feito o resgate da história de Araranguá. “Compreendemos que a Câmara de Vereadores pode e deve se aproximar mais da população. Neste contexto, a comunicação desempenha uma função vital. Algumas divulgações feitas pelas redes sociais já tiveram 3, 4, 5 mil curtições. Isso ocorre porque, cada vez mais o mundo está globalizado, isto é, as pessoas querem acompanhar as decisões políticas, mas ao mesmo tempo, também desejam saber o que acontece nos diferentes setores”, destacou o presidente da Câmara de Araranguá, vereador Rony da Silva.

Ele relatou que, frequentemente professores e estudantes visitam o Legislativo Municipal para saber mais sobre a história política do município.

Por meio do seu endereço eletrônico no facebook, a Câmara de Vereadores já divulgou, por exemplo, imagens do antigo Campo da Aviação, do primeiro fotógrafo profissional de Araranguá (José Genaro Salvador – “in memorian”), do extinto coreto da Praça Hercílio Luz, de momentos políticos, sociais, culturais e esportivos.

PRIMEIRO FOTÓGRAFO

Na mais recente destas publicações, que ocorreu no domingo, dia 29, foi divulgada uma foto do Arquivo Histórico Municipal, que registrou à visita do ex-governador catarinense Jorge Lacerda ao município. A imagem remete a década de 50 em fotografia de autoria do primeiro fotógrafo profissional de Araranguá, José Genaro Salvador, cujo centenário de nascimento é celebrado em 2016.

JORGE LACERDA

Governador do Estado de 1956 a 1958, Jorge Lacerda (com chapéu, ao centro da foto)) estudou medicina e cursou direito antes de entrar definitivamente para a política, onde foi duas vezes deputado federal.

Suas principais obras em Santa Catarina vão desde a Termelétrica Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, à construção do Instituto Estadual de Educação e às bases para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua administração foi marcada por uma reestruturação administrativa, fato que continuou até o final de seu governo e de seu vice, Heriberto Hülse.

Jorge Lacerda nasceu em Paranaguá no dia 20 de outubro de 1914 e morreu, aos 43 anos de idade, em acidente aéreo em São José dos Pinhais (PR), no dia 16 de junho de 1958. Médico, jornalista, advogado e político, foi governador de Santa Catarina de 1956 a 1958.

No mesmo desastre em que o ex-governador Jorge Lacerda faleceu, também morreram o ex-presidente da República, Nereu de Oliveira Ramos e o deputado federal Leoberto Laus Leal, ambos catarinenses.

Fonte: AssCom Câmara de Vereadores - Araranguá