Foto: Marnie Costa

Fiéis católicos de toda região celebram, nesta quinta-feira (26), o Corpo e Sangue de Cristo, o Corpus Christi. A liturgia é uma das mais antigas da Igreja Católica e gira em torno da Eucaristia, que segundo os cristãos é o próprio corpo de Cristo, dado por Ele aos seus discípulos na última ceia.

Fotos: Marnie Costa

A festa acontece na quinta-feira após a liturgia da Santíssima Trindade e faz alusão ao dia santo, quando, segundo a Igreja, ocorreu a ceia derradeira, onde o “cordeiro” foi imolado. O rito é um pedido do próprio Jesus, que manifestou seu desejo de ser lembrado no pão e no vinho.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebido. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55-59).

Fotos: Marnie Costa

Programação em Araranguá

A festa tem como tema “Eucaristia, fonte de misericórdia” e faz uma alusão ao Jubileu da Misericórdia, promulgado pelo papa Francisco no final do ano passado. A programação envolve Celebrações Eucarísticas, além da tradicional procissão com o Corpo de Cristo, pelas principais vias da cidade. Confira:

05h: Confecção de tapetes pelos movimentos pastorais, na Avenida Sete de Setembro, no trecho que compreende desde a frente da igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, até o Colégio Murialdo.

09h30min: Celebração Eucarística, na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens e em seguida procissão com destino ao Colégio Murialdo.

10h30min: Adoração Eucarística e Bênção do Santíssimo, no Colégio Murialdo.