O Setor de Educação Especial e Diversidade da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá promoveu na tarde desta sexta-feira, 13, um encontro do Curso Básico de Libras, que será ministrado até o mês de dezembro.

De acordo com a integradora de educação especial e diversidade da ADR Araranguá, Marione Silveira Coelho, serão no total 80 horas de capacitação, divididas em encontros quinzenais. O curso ministrado pelo instrutor de libras na Região, professor surdo Rodolfo Rocha Pirolla, conta com a participação de cerca de 60 pessoas, divididas em dois grupos.

No encontro desta sexta-feira, que contou com o auxílio da intérprete Adriana Martins, foi abordada a História da Educação dos Surdos e o Alfabeto Manual. O próximo encontro está programado para o dia 03 de junho. Outros temas serão abordados durante a capacitação, dentre eles números cardinais e ordinais; pronomes pessoais e possessivos; configuração de mãos – locação, movimentos, orientação, expressão facial e corporal; alimentos; profissões; diálogos; grupos de teatro, etc.

O público-alvo do Curso de Libras é formado pelos articuladores de educação especial nas escolas estaduais da Rede Estadual de ensino, em sua maioria assistentes técnico-pedagógicos e professores dos Saedes (Serviços de Atendimento Educacional Especializado).