A Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá, por meio do Programa de Controle da Dengue, comunica que foi encontrado mais um foco da presença do mosquito Aedis Aegypti no município. Uma larva estava em uma das armadilhas do programa de vigilância instalada em imóvel no centro. Este é o 4º foco do ano em Araranguá. “Ainda estamos no período de pico considerando que as condições climáticas deste período ainda são muito favoráveis ao desenvolvimento e proliferação do vetor, devendo a população permanecer vigilante”, declara o coordenador municipal do Programa de Controle da Dengue, Joélcio Anastacio.

Os agentes do programa de controle a dengue já iniciaram os trabalhos de delimitação do foco na tarde de quarta-feira, quando a lavra foi encontrada. O coordenador pede a colaboração dos moradores para bem receberem os agentes em seus imóveis. “Às vezes os moradores ficam receosos quando nossos agentes vão a campo. Por isso pedimos que colaborem conosco e nos ajudem. O trabalho de delimitação deste foco deve compreender 400 imóveis”, acrescenta.

O coordenador relata ainda que até o mês de maio os cuidados precisam redobrados por parte da população. “Em maio o calor começa a dar espaço ao frio do inverno, minimizando o problema. Mas é importante ressaltar que o mosquito está presente nos doze meses do ano. Por isso a prevenção é primordial para que estejamos livres da dengue, febre chikungunya e zika vírus”, reforça Anastacio.