Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do vírus HIV/AIDS e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) durante as festividades de Carnaval, a Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), promove a campanha “Carnaval com diversão só se for com proteção”.

Já foram espalhados três outdoors da campanha em pontos estratégicos do município. Serão colocados tótens de divulgação da campanha e a presença equipes de saúde em festas a fim de orientar os foliões. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosane Kochhann, também serão distribuídos mais de mil porta-preservativos com as camisinhas dentro do acessório. “Nas festas de Morro dos Conventos e Iate Club teremos equipes de saúde fazendo o trabalho de atendimento e conscientização, além da distribuição dos porta-preservativos. A campanha também chegará em Balneário Ilhas onde haverá um ponto com os materiais de prevenção à disposição das pessoas”, declara a secretária.

455 mil pessoas em tratamento

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2015, o Brasil registrou recorde de pessoas iniciando o tratamento contra HIV/AIDS. Foram mais de 81 mil pessoas, um aumento de 13%, em relação a 2014, quando 72 mil pessoas começaram a usar os medicamentos. Hoje são 455 mil brasileiros em tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).