Após dois meses de atividades em todo o município, chegou ao fim na tarde dessa segunda-feira, dia 30, a campanha “Araranguá Contra a Dengue”, promovida pela Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e organizada pelo Programa Municipal de Combate da Dengue.

Durante o período foram realizadas palestras em escolas de Araranguá, o 3º Concurso de Produção Textual, blitz educativa em borracharias e ferro-velhos, monitoramento e trabalhos de conscientização em diversos pontos do município, a 1ª Pedalada Contra a Dengue, além de uma mostra no hall da Prefeitura de Araranguá, com pneus transformados em peças de arte. A premiação das três melhores redações do concurso de produção textual marcou o encerramento da campanha, em ato realizado no auditório da Unidade Básica de Saúde Central Bom Pastor.

A aluna Bruna Nunes Anastacio, da Escola de Ensino Fundamental Professor Mota Pires, do bairro Sanga da Toca, ficou em terceiro lugar no concurso e ganhou uma bicicleta, além de um kit de livros e uma camiseta da campanha contra a dengue. A segunda colocada foi a aluna Aline Velho de Freitas, da Escola Regular Almerindo Manoel da Luz, do Loteamento Campo Verde que recebeu o kit, a camiseta e um tablet. Já a grande vencedora do concurso foi a aluna Nicole Aguiar da Silva, a Escola Básica Municipal João Matias, do bairro Coloninha. Ela também ganhou o kit e a camiseta, e levou para casa um notebook.

O concurso foi promovido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e os prêmios doados pelas empresas Ótica Rodrigues, Colix, Plano de Assistência Familiar Santa Terezinha e Subsecretaria Municipal de Cultura. A parceria foi destacada pela secretária interina de Saúde, Maria Aparecida Costa. “A parceria público-privada em eventos como este só vem a contribuir ao município. Envolver as crianças neste projeto faz com que eles despertem para ajudar a combater a infestação do mosquito. A secretaria tem trabalhado muito para livrar Araranguá de estatísticas alarmantes como ocorre em alguns municípios e contamos com uma equipe de combate da dengue muito engajada. Parabenizo a todos do programa municipal e também a população que também tem contribuído e muito nas ações de conscientização”, declara a secretária.

Em Araranguá, durante este ano foram detectados oito focos da presença do mosquito em quatro localidades do município: Sanga da Toca; Cidade Alta; Mato Alto e Vila São José. O coordenador do Programa Municipal de Combate da Dengue, Joélcio Anastacio, avaliou como positiva a campanha e afirmou que os trabalhos serão intensificados no município. “Promovemos nestes dois meses várias atividades para chamar a atenção da sociedade sobre a importância das ações de controle do mosquito Aedis Aegipty e Chikungunya, e agora o Zica vírus. Encerramos com a premiação do concurso de redação e acreditamos que as crianças são multiplicadores neste processo de conscientização. Apesar de findar a campanha, os trabalhos do programa continuam e serão intensificados. Até porque esta é uma ação contínua, não podemos parar e dar chance do mosquito se proliferar”, afirma o coordenador.